Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54020

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLins, Alenepor
dc.contributor.authorOliveira, Madalenapor
dc.contributor.authorSantos, Luís Antóniopor
dc.date.accessioned2018-04-06T11:09:31Z-
dc.date.available2018-04-06T11:09:31Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.date.submitted2017-08-
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54020-
dc.description.abstractEste artigo analisa as alterações tecnológicas que modificaram o espontâneo do fotojornalismo. Antes, o espontâneo era resultado da técnica e perícia do fotógrafo. Atualmente, graças a uma espécie de “agilidade” das câmaras fotográficas, ele tornou-se uma prática possível a qualquer foto-repórter. As fotografias sequenciais tornam o corpo do sujeito retratado um elemento manipulável do processo editorial. Em figurações que privilegiam gestos não concretizados e desfigurações, algumas imagens publicadas na imprensa alteram simbolicamente a representação social do retratado. O estudo apresentado neste artigo também aponta para o uso de uma estética do grotesco presente nas expressões, nos gestos e postura do sujeito fotografado e para um discurso do espontâneo como um regime de poder exercido pela imprensa.por
dc.description.abstractThis article analyses the technological changes that have modified the snapshot in photojournalism. Formerly, snapshot was a result of the technique and expertise of the photographer. Today, due to a kind of “agility” of the cameras, it has become a possible practice for any photo-reporter. Sequential photographs turn the portrayed subject’s body into a pliant element of the editorial process. In figurations that privilege unfulfilled gestures and disfigurements, some images published by the press symbolically alter the social representation of the person portrayed. The study described within this paper also points to the use of an aesthetic of the grotesque, present in the expressions, gestures and posture of the subject photographed and to a discourse of the snapshot as a regime of power exerted by the press.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEspontâneo no fotojornalismopor
dc.subjectNão-posepor
dc.subjectImagem socialpor
dc.subjectEstética do grotescopor
dc.subjectSnapshot in photojournalismpor
dc.subjectNon-posepor
dc.subjectSocial imagepor
dc.subjectAesthetics of the grotesquepor
dc.titleFigurações de corpo no espontâneo do fotojornalismo digital: a não-pose e a desfiguraçãopor
dc.title.alternativeFigurations of the body in the snapshot of digital photojournalism: the non-pose and disfigurationpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2769por
oaire.citationStartPage399por
oaire.citationEndPage438por
oaire.citationVolume32por
dc.identifier.eissn2183-3575por
dc.identifier.doi10.17231/comsoc.32(2017).2769por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalComunicação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lins_Oliveira_Santos_2017_CS_PT.pdf324,07 kBAdobe PDFVer/Abrir
Lins_Oliveira_Santos_2017_CS_EN.pdf325,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID