Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54016

TítuloEntrevista com Ruth Rosengarten. “Atualmente a fotografia feminista é diversa e bastante elástica, ao invés de se fixar nos velhos binarismos”
Outro(s) título(s)Interview with Ruth Rosengarten. “Feminist photography today is diverse and fairly elastic, rather than fixated on the old binaries”
Autor(es)Correia, Maria da Luz
Cerqueira, Carla Preciosa Braga
Palavras-chaveFotografia
Género
Comunicação
Photography
Gender
Communication
DataDez-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
CitaçãoCorreia, M. L., & Cerqueira, C. (2017). Entrevista com Ruth Rosengarten.“Atualmente a fotografia feminista é diversa e bastante elástica, ao invés de se fixar nos velhos binarismos”. Comunicação e Sociedade, 32, 495-500
Resumo(s)Tudo começou com o texto “Pontos de vista: Fotografia e Feminismo no contexto do Pós-modernismo” que encontrámos casualmente num já antigo número da Revista Comunicação e Linguagens, datado de 1988. Ruth Rosengarten era a autora desse ensaio e conhecíamos já o seu trabalho Contrariar, Esmagar, Amar A Família e o Estado Novo na obra de Paula Rego, editado pela Assírio & Alvim, em 2009. A investigadora, artista e curadora, doutorada em História de Arte pelo Courtauld Institute of Art da Universidade de Londres, nasceu em Israel, viveu em Joanesburgo, Londres e Lisboa, e radicou-se mais recentemente numa pequena aldeia em Cambridgeshire, no Reino Unido. Foi entre Cambridgeshire e Braga que, há uns meses, duas décadas passadas sobre o seu pioneiro ensaio em torno da prática fotográfica e da teoria feminista, falámos com Ruth Rosengarten por videoconferência, pondo-lhe várias questões, em torno do cruzamento entre a fotografia e o género.
It all started with the article “Points of View: Photography and Feminism in the context of Postmodernism” that we found casually in an old issue of Communication and Languages journal, dated from 1988. Ruth Rosengarten was the author of this essay and we were already familiar with her work Contrary, Crush, Love the Family and the New State regime in the work of Paula Rego, edited by Assírio & Alvim in 2009. The researcher, artist and curator, Ph.D. in Art History from the Courtauld Institute of Art at the University of London, was born in Israel, lived in Johannesburg, London and Lisbon, and most recently settled in a small village in Cambridgeshire, UK. It was somewhere between Cambridgeshire and Braga that, a few months ago, two decades after her pioneering essay on photographic practice and feminist theory, we spoke with Ruth Rosengarten by videoconference, posing a number of questions around the intersection between photography and gender.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54016
DOI10.17231/comsoc.32(2017).2775
ISSN1645-2089
e-ISSN2183-3575
Versão da editorahttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2775
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Correia_Cerqueira_2017_CS_Ruth_PT.pdf99,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
Correia_Cerqueira_2017_CS_Ruth_EN.pdf97,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID