Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53996

TítuloPolítica em tempos de ressentimento e a literacia midiática como possibilidade de participação
Autor(es)Ammann, Matthias
Parente, Cristiane
Palavras-chaveressentimento
resentment
pulsão de morte
death drive
política
politics
literacia
literacy
mídia
media
DataNov-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoAmmann, M. & Parente, C. (2017). Política em tempos de ressentimento e a literacia midiática como possibili-dade de participação. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 81-92). Braga: CECS.
Resumo(s)A presente comunicação aponta um contexto de crise para a política tradicional, refletido por uma série de estatísticas descritivas mundiais, europeias e portuguesas que indicam o baixo interesse, principalmente dos jovens, pelos instrumentos tradicionais de participação política e a descrença nas instituições políticas. Buscamos compreender melhor este distanciamento com base nas categorias teóricas Ressentimento e Pulsão de Morte, visando conferir uma nova inteligibilidade sobre este fenômeno que esvazia e descredita os antigos espaços e formas de fazer política, mas que também chama à necessidade para a construção de novas formas de costurar uma cidadania. O ressentimento tipificado por Nietzsche, cuja origem advém do ódio, da raiva e da vingança, oriundas de uma agressão, envereda facilmente por aspectos morais e religiosos que impregnam o tecido social com ideais e estruturas ascéticas. No limite, o ressentimento ou a postura ideal ou ascética desinveste, destrói e desliga todos os vínculos e investimentos emocionais, configurando a pura pulsão de morte ou a aspiração ao nada. Nesse caso, o ideal absoluto e ascético em nome da preservação da vida, estanca a fonte da força e se contenta em criar estruturas estáveis e avessas à frustração, mas que regridem o homem a um niilismo mortificante. Paradoxalmente, também há o surgimento do revés do ressentimento e da pulsão de morte, isto é, os resquícios da potência de vida que tendem a buscar novas formas de interação a partir da mídia e das novas tecnologias, culminando em novas formas de ler o mundo e do fazer político.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53996
ISBN978-989-8600-71-4
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2666
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ammann_Parente_2017_LMC.pdf124,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID