Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53769

TitleAVianense & STOL: uma doce parceria!
Author(s)Almeida, M. J.
Nobre, A.
Almeida Aguiar, Cristina
Forjaz, Maria Antónia
da Costa Maciel, Marina
KeywordsComunicação de Ciência
Sociedade
Chocolate
Educação não formal
Issue date2015
Abstract(s)A AVianense é a mais antiga fábrica de chocolates portuguesa e em 2014 comemorou 100 anos de existência. Em actividade numa freguesia do concelho de Barcelos, Durrães, é de lá que provém, entre outros chocolates, o bombom “Imperador”, comercializado em todo o território nacional e já exportado para países como China, Espanha e Angola. Criar uma parceria entre o STOL, um projecto que se dedica à divulgação de ciência, e a AVianense foi uma ideia inspirada nos vários estudos e notícias sobre as vantagens nutricionais do chocolate que, nos últimos tempos, se tornaram frequentes. Apesar de, frequentemente, a opinião das pessoas sobre o chocolate ser negativa, por não oferecer outra mais-valia que não seja o prazer da sua ingestão, estudos recentes demonstraram que o chocolate é um superalimento, ou seja, que é altamente benéfico para a saúde quando consumido com moderação. Ainda que estas informações tenham sido bastante divulgadas pelos meios de comunicação, por que não comunicar estas descobertas a partir de pequenos textos inseridos nas embalagens do produto em questão? Incluir nas caixas dos bombons “Imperador”, imagem de marca da AVianense, mensagens dirigidas ao consumidor sobre o chocolate que adquiriu, representa não só uma iniciativa original de comunicação de ciência por meio de produtos alimentares, como também uma forma de aproximação ao público, levando-lhe informação útil e cientificamente comprovada sobre o produto que vai consumir. Mas como é que se leva a cabo uma iniciativa deste género, que envolve empresários do sector alimentar, revendedores de chocolate, universidade e público em geral? Que medidas devem ser tomadas, que diálogos e que estratégias? Actualmente já foram distribuídas cerca de 30 000 caixas de Imperadores por vários pontos de venda, englobando as clássicas caixas de 160g, 250g, 450g e 500g e as mais recentes versões com chocolate negro (120g). Nesta apresentação pretendemos expor toda esta informação, bem como uma análise critica desta parceria.
TypePoster
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53769
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

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