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TítuloLiteracia mediática e notas de imprensa: PubhD UMinho e a adaptação da linguagem científica
Autor(es)Ribeiro, Daniel
Nogueira, Paula Cristina Santos
Nobre, A.
Palavras-chavePubhD, comunicação de ciência, press release, meios de comunicação
comunicação de ciência
press release
meios de comunicação
Data2017
Resumo(s)A comunicação de Ciência pretende aproximar a Ciência da sociedade com vista, principalmente, ao aumento da literacia científica dos cidadãos e ao seu envolvimento activo nas tomadas de decisão relativas às políticas de ciência. O PubhD UMinho (pub + PhD) é uma iniciativa que desafia estudantes de mestrado e doutoramento a explicar, no ambiente informal de um bar, em que consiste o seu trabalho de investigação. O evento é marcado pela descontração e pela linguagem descomplicada, para que o público, independentemente da sua formação e idade, consiga entender a mensagem. O PubhD é um projecto internacional lançado em Nottingham em 2014 que chegou ao Minho em Janeiro de 2016 e se estendeu a 20 cidades europeias. Comparativamente ao que acontece nas outras cidades, as sessões que se realizam em Braga e Guimarães têm-se destacado pela atenção que lhe dão os meios de comunicação regionais e até nacionais. Para a divulgação dos eventos são enviadas notas de imprensa (press releases) a vários meios de comunicação e, posteriormente, textos de follow-up que dão conta de como decorreu a iniciativa. Os meios de comunicação social regionais e nacionais e a partilha dos seus artigos nas redes sociais são ainda o melhor meio para a difusão de informação, tendo em conta um público-alvo tão diversificado. No entanto, ao redigir notas de imprensa há que converter as informações dadas pelos investigadores no acto da inscrição em textos compreensíveis para qualquer leigo, incluindo os jornalistas. Na redacção das notas de imprensa são consideradas questões de simplificação dos conteúdos para facilitação da sua leitura e compreensão, assegurando-se, simultaneamente, o rigor científico dos temas e conceitos abordados. Este esforço tem como alvo prioritário os jornalistas que recebem as notas de imprensa e a quem compete, enquanto mediadores, editar e publicar os conteúdos em função do tempo, espaço e recursos disponíveis. Temos no entanto constatado que quer notas de imprensa, quer os textos de follow-up que enviamos, são publicados ipsis verbis pelos media.
TipoPoster em conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53516
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Texto PubhD UMinho - LMC17 .pdf
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VF PubhD-UMinho-LMC2017.pdf
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