Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52424

TítuloExperiências de colaboração na escola: o que dizem os professores?
Autor(es)Flores, Maria Assunção
Moreira, Maria Alfredo
Oliveira, Lia Raquel
Mesquita, Diana
Palavras-chaveDesenvolvimento profissional
Práticas Colaborativas
Aprendizagem em Contexto de Trabalho
Data2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoForte, A. e Flores, M. A. (2017) Experiências de colaboração na escola: O que dizem os professores?, in Flores, M. A.; Moreira, M. A., Oliveira, L. e Mesquita, D. (Orgs) Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho), Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). ISBN 978-972-8952-44-0, pp. 226-240
Resumo(s)Esta comunicação reporta alguns resultados de um projeto de investigação desenvolvido no âmbito de um estudo mais amplo que consistiu no design, implementação e avaliação do projeto de intervenção/formação desenvolvido numa EB2/3, situada no Norte de Portugal. Tratou-se de um projeto de formação e reflexão conjunta sobre processos de desenvolvimento profissional e práticas colaborativas. Uma das finalidades deste projeto era estimular a reflexão sobre diferentes aspetos: desenvolvimento profissional, formação e colaboração; a aprendizagem colaborativa no que diz respeito aos processos de desenvolvimento profissional individual e ao desenvolvimento da escola. A metodologia incluiu a organização de um conjunto de sessões de formação e de reflexão conjunta sobre processos de desenvolvimento profissional e práticas colaborativas. Os resultados sugerem que os contextos escolares não têm proporcionado as melhores condições para o desenvolvimento profissional (DP) dos professores, destacando-se a colaboração como uma prática ainda muito incipiente. Neste sentido, torna-se premente construir projetos de formação em contexto escolar para a colaboração e a promoção nas escolas de momentos, espaços e culturas colaborativas com vista a um DP mais efetivo e eficaz, como resposta aos desafios da docência do séc. XXI.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52424
ISBN978-972-8952-44-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Forte_Flores_2017.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID