Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52424
Título: | Experiências de colaboração na escola: o que dizem os professores? |
Autor(es): | Flores, Maria Assunção Moreira, Maria Alfredo Oliveira, Lia Raquel Mesquita, Diana |
Palavras-chave: | Desenvolvimento profissional Práticas Colaborativas Aprendizagem em Contexto de Trabalho |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Forte, A. e Flores, M. A. (2017) Experiências de colaboração na escola: O que dizem os professores?, in Flores, M. A.; Moreira, M. A., Oliveira, L. e Mesquita, D. (Orgs) Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho), Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). ISBN 978-972-8952-44-0, pp. 226-240 |
Resumo(s): | Esta comunicação reporta alguns resultados de um projeto de investigação desenvolvido no âmbito de um estudo mais amplo que consistiu no design, implementação e avaliação do projeto de intervenção/formação desenvolvido numa EB2/3, situada no Norte de Portugal. Tratou-se de um projeto de formação e reflexão conjunta sobre processos de desenvolvimento profissional e práticas colaborativas. Uma das finalidades deste projeto era estimular a reflexão sobre diferentes aspetos: desenvolvimento profissional, formação e colaboração; a aprendizagem colaborativa no que diz respeito aos processos de desenvolvimento profissional individual e ao desenvolvimento da escola. A metodologia incluiu a organização de um conjunto de sessões de formação e de reflexão conjunta sobre processos de desenvolvimento profissional e práticas colaborativas. Os resultados sugerem que os contextos escolares não têm proporcionado as melhores condições para o desenvolvimento profissional (DP) dos professores, destacando-se a colaboração como uma prática ainda muito incipiente. Neste sentido, torna-se premente construir projetos de formação em contexto escolar para a colaboração e a promoção nas escolas de momentos, espaços e culturas colaborativas com vista a um DP mais efetivo e eficaz, como resposta aos desafios da docência do séc. XXI. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52424 |
ISBN: | 978-972-8952-44-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Forte_Flores_2017.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |