Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52209

TitleAfetividade no contexto acadêmico: perceção de mestrandos de um curso oferecido em regime b-learning
Author(s)Pereira, Ana Lúcia
Silva, Bento Duarte da
Almeida, Laurinda Ramalho de
KeywordsAfetividade na educação superior
Interação
Educação a distância
Blended-learning
Issue date2016
PublisherInstituto Politécnico de Bragança (IPB)
CitationPereira, Ana Lucia, Silva, Bento e Almeida, Laurinda (2016). Afetividade no Contexto Acadêmico: Perceção de mestrandos de um Curso Oferecido em regime de b-learning. In: Miranda, L., Alves, P e Morais, C. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, pp. 1648-1659.
Abstract(s)Este texto discute os resultados de uma investigação que envolveu 26 mestrandos do curso de Ciências da Educação: Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. O objetivo foi verificar a perceção dos estudantes sobre o papel da afetividade no decorrer do curso, que é oferecido na modalidade blended-learning. Para tanto aplicou-se um inquérito de autopreenchimento online. A análise descritiva dos dados indicou que o grau de satisfação dos estudantes é mais elevado em relação à interação com os professores do que com os colegas de curso, o que enfatiza a importância da intensificação de atividades favorecedoras do sentimento de pertença, da sensação de “estar junto virtual” e de fazer parte de uma “turma”. As médias de intensidade dos sentimentos de nuances positivas se mostraram mais elevadas que as dos de nuances negativas, entretanto merecem atenção os sentimentos de ansiedade e preocupação. Breves cursos de capacitação antes do início do mestrado podem ser uma boa estratégia para abreviar tais sentimentos desagradáveis.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52209
ISBN978-972-745-205-7
Publisher versionhttp://hdl.handle.net/10198/12934
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Afetividade no Contexto Acadêmico - Atas_CMEA2016.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID