Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51953
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soutinho, Florbela | por |
dc.contributor.author | Mamede, Ema | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-09T14:20:26Z | - |
dc.date.available | 2018-03-09T14:20:26Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51953 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados de uma breve intervenção centrada na resolução de problemas de estrutura aditiva com crianças de 5 e 6 anos (n=12). As crianças foram entrevistadas individualmente antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem que o raciocínio aditivo das crianças pode ser estimulado com a resolução de problemas. Remetem ainda para o papel determinante do educador no favorecimento e criação de oportunidades impulsionadoras do desenvolvimento do raciocínio aditivo, em crianças do pré-escolar. | por |
dc.description.abstract | This paper presents results of a short intervention program focused on 5-6-years-old children (n=12) problem solving of additive structure. Children were individually interviewed before and after the intervention. Results suggest that children’s additive reasoning can be stimulated by problem solving. And they also suggest that the educator has an important role in the creation of opportunities to improve children’s additive reasoning. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Raciocínio aditivo | por |
dc.subject | Matemática no pré-escolar | por |
dc.subject | Problem solving | por |
dc.subject | Additive reasoning | por |
dc.subject | Mathematics in kindergarten | por |
dc.title | Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! | por |
dc.title.alternative | Challenging young children to calculate! | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 287 | por |
oaire.citationEndPage | 292 | por |
oaire.citationIssue | 6 | por |
oaire.citationVolume | Extra | por |
dc.identifier.eissn | eISSN: 2386-7418 | - |
dc.identifier.doi | 10.17979/reipe.2017.0.06.2637 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soutinho & Mamede REIPE 2017.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |