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https://hdl.handle.net/1822/5188
Título: | Formação, trabalho e aprendizagem ao longo da vida |
Autor(es): | Silva, Ana Maria Costa e |
Data: | Set-2005 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | In SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 2071-2086. |
Resumo(s): | A ‘formação e a aprendizagem ao longo da vida’ tem-se tornado num dos mais inflamados discursos que preenche as agendas políticas a nível mundial, no espaço comunitário e nacional, emergindo, nas duas últimas décadas, como condição indispensável para assegurar o desenvolvimento económico e social do espaço mundial e a competitividade individual e organizacional. Encontramo-nos, assim, dominados pela urgência da intervenção formativa que decorre dos apelos à ‘aprendizagem ao longo da vida’, sendo que as organizações e os indivíduos se vêm confrontados com um modelo de ‘sujeito aprendente’, cuja incidência nos merece particular atenção nesta comunicação. Neste sentido, procuramos interpelar e discutir o campo da formação e da aprendizagem na dinâmica que acompanha o devir do ser-no-mundo em formatividade, nomeando para tal a relação entre formação, trabalho e aprendizagem, como significativas das subjectividades (inter)actuantes. Trata-se de domínios interdependentes e dinâmicos no processo permanente de auto-criação dos indivíduos nos espaços-tempos da sua biografia, designadamente de formação e profissional, dos quais procuramos dar conta tomando como referência, nomeadamente, um estudo de caso realizado recentemente. Formação e trabalho constituem domínios que partilham de um isomorfismo ao nível da normativização que os atravessa, sendo também isomorfos quando pensados (e vividos) como actividades apropriadas pelos indivíduos, constituindo-se como espaços-tempos de investimento, de aprendizagem e de (re)construção de sentido(s) individuais e sociais e, portanto, especialmente relevantes na produção de dinâmicas identitárias que acompanham as trajectórias individuais. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/5188 |
ISBN: | 972-8746-36-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais CECS - Comunicações / Communications |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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250.pdf | Comunicação em Congresso | 142,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |