Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5188

TítuloFormação, trabalho e aprendizagem ao longo da vida
Autor(es)Silva, Ana Maria Costa e
DataSet-2005
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoIn SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 2071-2086.
Resumo(s)A ‘formação e a aprendizagem ao longo da vida’ tem-se tornado num dos mais inflamados discursos que preenche as agendas políticas a nível mundial, no espaço comunitário e nacional, emergindo, nas duas últimas décadas, como condição indispensável para assegurar o desenvolvimento económico e social do espaço mundial e a competitividade individual e organizacional. Encontramo-nos, assim, dominados pela urgência da intervenção formativa que decorre dos apelos à ‘aprendizagem ao longo da vida’, sendo que as organizações e os indivíduos se vêm confrontados com um modelo de ‘sujeito aprendente’, cuja incidência nos merece particular atenção nesta comunicação. Neste sentido, procuramos interpelar e discutir o campo da formação e da aprendizagem na dinâmica que acompanha o devir do ser-no-mundo em formatividade, nomeando para tal a relação entre formação, trabalho e aprendizagem, como significativas das subjectividades (inter)actuantes. Trata-se de domínios interdependentes e dinâmicos no processo permanente de auto-criação dos indivíduos nos espaços-tempos da sua biografia, designadamente de formação e profissional, dos quais procuramos dar conta tomando como referência, nomeadamente, um estudo de caso realizado recentemente. Formação e trabalho constituem domínios que partilham de um isomorfismo ao nível da normativização que os atravessa, sendo também isomorfos quando pensados (e vividos) como actividades apropriadas pelos indivíduos, constituindo-se como espaços-tempos de investimento, de aprendizagem e de (re)construção de sentido(s) individuais e sociais e, portanto, especialmente relevantes na produção de dinâmicas identitárias que acompanham as trajectórias individuais.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5188
ISBN972-8746-36-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
CECS - Comunicações / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
250.pdfComunicação em Congresso142,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID