Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/512

TítuloA atitude pedagógica como metáfora libertadora, para um novo espírito pedagógico
Autor(es)Araújo, Alberto Filipe
Data1992
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
Citação“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 5:1 (1992) 109-116.
Resumo(s)Neste trabalho o Autor sublinha o carácter técnico-burocrático, consumista e massificador da Escola, contrapondo-lhes a “educação pluralista desmistificada” e a figura psíco-educativa das “personalidades equilibradas” (Jung). Uma análise mitocrítica de H. Hesse, Das Glasperlenspiel (1942), Miguel de Unamuno, Amor y Pedagogía (1902), e de J.-Jacques Rousseau, Émile ou De l’Éducation (1762), três textos que o Autor considera decisivos para a compreensão desta problemática, poderá iluminar este quadro contribuindo para os prolegómenos de um “Novo Espírito Pedagógico” (Bruno Duborgel).
In this paper, education in schools is considered to be techno-bureaucratic, consumerist, and massifying in nature, while it is suggested that more attention should be given to some of the most salient Jung’s proposals to this effect, namely the notion of “balanced personality” (as opposed to “normalized”, “standardized”, as a result of consumerist, massifying culture). At the same time, a mythico-critical analysis, based on the works H. Hess (Das Glasperlenspiel), M. Unamuno (Amor y Pedagogia), J.J. Rousseau (Émile ou De l’Éducation), is regarded here as decisive for a correct understanding of this problematic issue; I consider this approach an important contribution towards the prolegomenon of a “New Pedagogical Spirit” (Bruno Duborgel).
Dans ce travail l’Auteur souligne le caractère technico-bureaucratique, de consommation et de masse de l’Ecole , en leur opposant “l’éducation pluraliste démythifié” et la figure psycho-éducative des “personalités équilibrées” (Jung). Une analyse mytho-critique de H. Hesse, Das Glasperlenspiel, M. de Unamuno, Amor y Pedagogía, et de J. Jacques Rousseau, Émile ou de l’Éducation , trois textes que l’Auteur considère décisifs pour la compréhension de cette problématique, pourra iluminer ce cadre tout en contribuant pour les prolégomènes d’un “Nouvel Esprit Pédagogique” (Bruno Duborgel).
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/512
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1992,5(1),109-116(AlbertoFilipeAraujo).pdf433,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID