Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/51168
Title: | Análise das narrativas orais em crianças entre os 12 e os 40 meses: um estudo quantitativo exploratório em contexto de creche |
Author(s): | Abreu, Sandra Patrícia Vilela de |
Advisor(s): | Cruz-Santos, Anabela |
Keywords: | Creche Narrativas Avaliação Linguagem Intervenção precoce Day care Narratives Assessment Language Early intervention |
Issue date: | 2017 |
Abstract(s): | Sendo as perturbações da linguagem em crianças de idades pré-escolar de elevada
prevalência, comprometendo o seu desenvolvimento global, existe uma crescente
preocupação em analisar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e suas possíveis
alterações em idades precoces.
Este estudo tem como finalidade analisar as competências das narrativas orais de
crianças entre os 12 e os 40 meses segundo o número e tipo de palavras diferentes
produzidas. A amostra deste estudo abrange 36 crianças com idades compreendidas
entre os 12 e os 40 meses, que frequentavam o contexto de creche, de Instituições
Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em contextos rurais. As narrativas orais
produzidas pelas crianças foram avaliadas tendo em conta o instrumento de Baron-
Cohen, Leslie e Frith (1986), uma série de 10 narrativas orais, agrupadas em três tipos
de narrativas: mecânicas, comportamentais e intencionais.
Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que: a) da primeira para a segunda
avaliação, verificou-se um aumento do número e tipo de palavras diferentes produzidas,
por todas as crianças, em todas as narrativas orais, b) o género feminino obteve
melhores resultados no número e tipo de palavras diferentes produzidas na classe dos
adjetivos, enquanto o género masculino obteve melhores resultados no número e tipo de
palavras diferentes produzidas nas classes dos nomes e preposições, c) as mães com o
grau de licenciatura e ensino secundário obtiveram melhores resultados no número e
tipo de palavras diferentes produzidas nas classes nomes, artigos, advérbios,
preposições e adjetivos, enquanto que os pais com o ensino secundário obtiveram
melhores resultados no número e tipo de palavras diferentes produzidas nas sete classes
de palavras avaliadas, d) dos três tipos de narrativas orais avaliadas, as narrativas
mecânicas foram as que obtiveram resultados superiores ao nível do número e tipo de
palavras diferentes produzidas, e e) o estudo comprova o impacto que os contextos e os
seus participantes tecem ao nível das competências narrativas das crianças, com o
aumento do número de palavras produzidas entre os dois momentos de avaliações
decorridos num ano letivo. As language disorders in preschool children are in high prevalence, it compromises their overall development, there is a growing concern in analyzing the acquisition and development of language and its possible changes at early ages. This study aims to analyze the skills of oral narratives of children between 12 and 40 months according to the number and type of different words produced. The sample of this study covers 36 children aged between 12 and 40 months who attended the day care center of Private Institutions (IPSS) in rural contexts. The oral narratives produced by the children were evaluated according to the Baron-Cohen, Leslie and Frith (1986) instrument, a series of 10 oral narratives, grouped into three types of narratives: mechanical, behavioral and intentional narratives. The results obtained in this study showed that: a) from the first to the second assessment evaluation, there was an increase in the number and type of different words produced, by all children, in all oral narratives, b) girls obtained better results in the number and type of different words produced in the class of adjectives, whereas boys obtained better results in the number and type of different words produced in the classes of the names and prepositions, c) mothers with a licentiate degree and secondary education obtained better results in the number and type of different words produced in names, articles, adverbs, prepositions and adjectives, while parents with secondary education obtained better results in number and type of different words produced in the seven classes of words-assessed, d) of the three types of oral narratives assessed, the mechanical narratives were those that obtained better results with a greater number and type of different words produced, and e) the study proves the impact that the contexts and their participants in the children's oral narratives competencies, with the increase in the number of words produced between the two moments of assessment. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51168 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sandra Patricia Vilela de Abreu.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,86 MB | Adobe PDF | View/Open |