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https://hdl.handle.net/1822/50081
Título: | Desenvolvimento de extratos de própolis português visando diferentes aplicações: o caso da aplicação oral |
Outro(s) título(s): | Development of a portuguese propolis extract for different applications: the case of an oral application |
Autor(es): | Gonçalves, Raquel Batista |
Orientador(es): | Cunha, Ana Casais, Beatriz Graça Luz |
Palavras-chave: | Compostos fenólicos Antioxidante Antimicrobiano Pesquisa de marketing Proposta de valor Exploração comercial Phenolic compounds Antioxidant Antimicrobial Marketing research Value proposition Commercial exploitation |
Data: | 29-Mai-2017 |
Resumo(s): | O própolis é um material resinoso produzido por abelhas a partir de exsudados de origem vegetal. Tem
vindo a ser considerado um produto de excelência visto exibir inúmeras propriedades biológicas tais como
antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, imunomoduladora, entre outras. Atualmente, a dimensão do
mercado global do própolis é avaliada em cerca de 2300 toneladas e estimado atingir as 2900 toneladas em
2021, revelando-se um mercado promissor, com utilizações na indústria farmacêutica, cosmética, alimentar e na
apiterapia. Porém, própolis produzidos em diferentes regiões geográficas podem apresentar diferentes
composições químicas e, portanto, um perfil de propriedades biológicas distinto e/ou atividades específicas com
eficiências muito distintas.
Como tal, o objetivo deste trabalho centrou-se no estudo da composição química e das propriedades
antioxidantes e antimicrobianas de diferentes extratos de própolis do Gerês (Portugal) do ano 2015 (G15), para a
sua caracterização e definição de potenciais aplicações. Posteriormente, foi realizado um plano de negócios que
incluiu uma análise de mercado, do ambiente de marketing e expostas as principais estratégias do marketing-mix.
Assim, o trabalho foca-se na investigação e no desenvolvimento de um extrato alcoólico de própolis do Gerês para
aplicação oral, sendo este tomado como referência para o plano de negócios, alargando-se também ao estudo de
outros extratos (hidroalcoólicos e glicólicos), de modo a amplificar o potencial de extratos de própolis a outras
finalidades.
A análise química realizada pelo método calorimétrico (UHPLC) ao extrato etanólico a 100 % (G15.EE100),
permitiu identificar a maior parte dos compostos fenólicos presentes revelando uma composição típica de regiões
temperadas. A quantificação de compostos polifenólicos e flavonoides foi realizada por métodos
espetrofotométricos (Folin-Ciocalteu e AlCl3, respetivamente) para todos os tipos de extratos preparados. Todos os
extratos preencheram os requisitos mínimos de teores de polifenóis e flavonoides exigidos para a sua
comercialização, sendo G15.EE100 e G15.EE70os que apresentaram os teores mais elevados. Contudo, G15.EE100
fica excluído dessa possibilidade visto o teor máximo de álcool permitido ser de 70 % (v/v). A atividade antioxidante
foi avaliada in vitro pela capacidade do extrato de própolis atuar como scavenger de radicais livres de 2,2-difenil-
1-picrilhidrazilo (DPPH) e pela capacidade de sequestrar o radical anião superóxido (O2
•-). No primeiro caso, não
foi possível distinguir diferentes eficiências mas todos os extratos mostraram ter uma atividade elevada
comparativamente ao que está reportado na bibliografia. No segundo caso, foi G15.EE70 que apresentou a melhor
atividade antioxidante. Relativamente à atividade antimicrobiana, G15.EE100, G15.EE70 e G15.EPG exibiram valores
de Concentração Inibitória Mínima (MIC) semelhantes e mais baixas que as dos restantes extratos, evidenciando
uma ação mais acentuada contra bactérias G-positivas (MIC > 50 μg/mL) que G-negativas (MIC > 1250 μg/mL)
e, também uma menor eficácia contra leveduras nas concentrações testadas (MIC > 750 μg/mL). Este resultado
sublinhou o interesse dos extratos glicólicos para aplicações cutâneas.
A confirmação do espectro de bioatividades da amostra G15 e a posterior análise de mercado incentiva
a sua exploração comercial, comprovando-se um nicho de mercado emergente que procura qualidade de vida,
bem-estar físico e mental e que se pauta por valores de sustentabilidade. A análise do ambiente de marketing
permitiu delinear um percurso do negócio consciente, de forma a contornar os riscos envolvidos, assim como
aproveitar as oportunidades. Desta forma, as políticas de marketing-mix basearam-se nos atributos de produto
natural, biológico, certificado, sustentável, nacional, com múltiplos benefícios para saúde e bem-estar, e visando
criar valores de proximidade, comprometimento, segurança e confiança com os consumidores. Propolis is a resinous material produced by bees from plant exudates. It has been considered a product of excellence since it exhibits numerous biological properties such as antioxidant, antimicrobial, anti-inflammatory, immunomodulatory, among others. Currently, the global market share of propolis is estimated at about 2300 tonnes and is estimated to reach 2900 tonnes by 2021, proving to be a promising market, which can be used in the pharmaceutical, cosmetic, food industries and apitherapy. However, propolis collected in different geographic regions may present different chemical compositions and, consequently, distinct biological properties and/or specific activities with very different efficiencies. Thus, the aim of this study was to evaluate the chemical composition, the antioxidant and the antimicrobial properties of different propolis extracts collected at Gerês (Portugal) in the year 2015 (G15), for its characterization and definition of potential applications. Subsequently, a business plan was carried out that included a market analysis, the marketing environment and exposed the main marketing-mix strategies. Thus, the work focuses on the research and development of a propolis alcoholic extract for oral application, which is taken as a reference for the business plan, but also extends to the study of other extracts (hydroalcoholic and glycolic), in order to amplify the potential of propolis extracts for other purposes. The chemical analysis of 100 % ethanolic extract (G15.EE100) performed by the calorimetric method (UHPLC) allowed to identify most of the phenolic compounds present revealing a typical composition of temperate regions. The quantification of polyphenolics and flavonoids was performed by spectrophotometric methods (Folin- Ciocalteu and AlCl3, respectively) for all types of prepared extracts. All extracts have the minimum requirements for polyphenol and flavonoid content required for its commercialization, with G15.EE100 and G15.EE70 exhibiting the highest levels. However, G15.EE100 is excluded from this possibility since the maximum alcohol content permitted is 70 % (v/v). The antioxidant activity was evaluated in vitro by the ability of the propolis extracts to act as scavengers of 2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl free radicals (DPPH) and by the ability to sequester the superoxide anion radical (O2•-). In the first case, it was not possible to distinguish different efficiencies but all the extracts showed to have a high activity compared to what is reported in the bibliography. In the second case it was the G15.EE70 that presented the best antioxidant activity. Regarding the antimicrobial activity, G15.EE100, G15.EE70 and G15.EPG exhibited similar and lower values of Minimal Inhibitory Concentration (MIC) than those of the other extracts, evidencing a more pronounced action against G-positive bacteria (MIC > 50 μg/mL) than G-negative (MIC > 1250 μg/ mL) and also lower efficacy against yeasts at the concentrations tested (MIC > 750 μg/mL). This result highlighted the interest of glycolic extracts for cutaneous applications. The confirmation of bioactivities spectrum of the G15 sample and the subsequent market analysis encourages its commercial exploitation, proving an emerging market niche that seeks for quality of life, physical and mental well-being and guided by sustainability values. The analysis of the marketing environment allowed delineating a conscious business plan in order to avoid the risks involved, to improve the product, as well as take the opportunities. In this way, marketing-mix policies were based on the attributes of a natural, biological, certified, sustainable, national product with multiple benefits for health and well-being, aiming to create values of proximity, commitment, security and trust with consumers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50081 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DBio - Dissertações de Mestrado/Master Theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Raquel Batista Gonçalves.pdf Acesso restrito! | Tese | 1,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |