Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4989

TitleQualidade pedonal urbana: o caso de Braga
Author(s)Fontes, André Cerejeira
Ramos, Rui A. R.
Lourenço, Júlia
Mendes, José F. G.
KeywordsQualidade de vida
Espaço urbano
Issue date2005
CitationSilva, A. ; Souza, L. ; Mendes, J., ed. lit. – “Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2005), 1, São Carlos, 2005”. São Carlos : USP, 2005. ISBN 85-85205-60-1.
Abstract(s)As novas preocupações com a qualidade de vida urbana revelaram a necessidade de renovação das comunidades de vivência humana em espaço urbano, aumentado, deste modo, o interesse relativo ao ambiente pedonal. Este interesse vai para além do estudo das dimensões físicas dos espaços urbanos ou das suas características geométricas, procurando alargar a avaliação do ambiente encontrado pelo homem enquanto caminha pela cidade. Neste contexto, o presente trabalho tem como objectivo apresentar uma metodologia que permita avaliar se o desenho urbano responde de uma forma positiva na perspectiva da pessoa que caminha. Os espaços urbanos, quer sejam ruas habitacionais, comerciais, praças, ou outros espaços utilizados com frequência pelos peões, devem ser estudados segundo duas vertentes: a dimensão física e o ambiente pedonal urbano. Estes conceitos são adoptados para identificar um conjunto de indicadores associados às duas vertentes em estudo, permitindo construir uma metodologia de análise multicritério que resultará na classificação dos diferentes espaços em diferentes níveis de utilização. Assim, pretende-se esclarecer se as dimensões físicas e ambiente pedonal correspondem às necessidades emocionais nas rotinas do caminhar. A metodologia proposta e aplicada à cidade de Braga pode igualmente ser utilizada em diferentes cidades, com diferenças culturais e físicas, uma vez que para cada realidade os diferentes indicadores podem ser parametrizados.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4989
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-PT - Comunicações a Conferências Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ramos_CI_5_2005.pdfDocumento principal5,15 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID