Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49889

TítuloTrajectórias quebradas: a vivência do desemprego de longa duração
Autor(es)Marques, Ana Paula
Data2009
EditoraProfedições
CitaçãoMarques, Ana P. P. 2009. Trajectórias Quebradas. A Vivência do Desemprego de Longa Duração. ed. 1, ISBN: 9789728562618. Porto: Profedições.
Resumo(s)Sabe-se que ser desempregado não é simplesmente estar desocupado ou estar privado de um emprego. É também ser reconhecido como tal e vivenciar a experiência subjectiva do desemprego. As recentes investigações sociológicas realçam a desestruturação da vida pessoal, familiar e social daqueles que estão privados de um emprego por um longo período. Neste livro pretende-se reflectir sobre as consequências (in)visíveis de desemprego, reequacionando-se quer o papel família, quer o papel do Estado-providência na manutenção da coesão social e sustentabilidade de políticas públicas na sociedade contemporânea. Integra-se, de forma complementar, uma abordagem simultaneamente estrutural e biográfica ao se perspectivar o desemprego enquanto experiência social que pode assumir vivências subjectivas complexas, resultando não apenas da privação de um salário, como também das fragilidades de sociabilidade que se observam a vários níveis. Para as pessoas que vivem o desemprego, as suas causas podem alicerçar-se sobretudo na percepção de um fracasso pessoal, de uma degradação da qualidade de vida, de uma quebra das relações de amizade e de companheirismo. O desemprego, enquanto "tempo-espaço" diferente daquele que estrutura e do trabalho, simboliza uma ruptura nas trajectórias socioprofissionais, com impactos diversos na vida pessoal, colectiva e institucional dos indivíduos.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49889
ISBN9789728562618
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CICS-UMINHO - Livros/Books

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2009)Trajectórias Quebradas.pdf1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID