Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49522

TítuloThe project-based learning experience of a new engineering campus from the perspective of the students
Outro(s) título(s)A experiência de aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares em um novo campus de engenharia sob a perspectiva dos discentes
Autor(es)Correia, Waydja C.
Ghislandi, Marcos G.
Lima, Rui M.
Mesquita, Diana
Amorim, Maria Conceição
Palavras-chaveEngineering education
PBL process evaluation
Project-based learning
Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares
Aprendizagem Baseada Educação em Engenharia
Aprendizagem Baseada em Projetos InterAvaliação de experiência PBL
PBL
Data1-Jul-2016
EditoraUniversity of Minho. Department of Production and Systems (DPS)
Resumo(s)This work aims to describe the experience of Project Based Learning (PBL) in the course of Mechanical Engineering (Engineering Campus - UACSA) of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), Brazil. To this end, it were considered both the perceptions of the students and also the data analysis, collected from 20 students, about the experience. The questionnaire answered by the students was organized around six topics: theme of the project, developed competences and learning skills, teamwork, role of teachers, the project assessment and project as a teaching-learning methodology. Also they wrote on the positive and less positive aspects and pointed suggestions for the implementation of PBL. Concisely, the survey results revealed that teamwork, the need for interpersonal relationships and the development of soft skills (autonomy, initiative and creativity in creating the prototype, research capacity, decision, organization, problem solving, time management) are prominent positive aspects, added to the fact that PBL brings the chance for the students to put into practice the theoretical knowledge acquired during the course. Problems for the project's implementation were identified as: lack of instruments and conditions given to students for the development of the prototype, the dense load of disciplines of the semester, the non-suitability of some disciplines involved in the project, plus the bad interaction between them. Besides the fact that there was the need for greater dialogue between the disciplines of the semester and/or a more substantial adjustment of the Pedagogical Course Project (PPC), the PBL as a teaching-learning methodology in the course of Mechanical Engineering met the main expectations, and also collaborated for integration, socialization and learning of students. Therefore it is defended its permanence and expansion (over all semesters of the course) at UACSA/ UFRPE.
O presente artigo aborda a primeira experiência da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho campus das engenharias da UFRPE com o trabalho interdisciplinar através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares -PBL. Para tal, foi utilizado ao final do semestre letivo um questionário voltado aos discentes, com o objetivo de avaliar a experiência em suas várias dimensões. Os resultados da pesquisa presente neste artigo baseiam-se, sobretudo, nas percepções dos estudantes sobre o processo de implementação e avaliação desta experiência. O questionário respondido pelos estudantes foi organizado em torno de seis tópicos: tema do projeto, aprendizagens e competências desenvolvidas, trabalho em equipe, papel dos docentes, avaliação no projeto e projeto como metodologia de ensino-aprendizagem. Também responderam de forma dissertativa sobre os aspetos positivos e negativos e apontaram sugestões para a implementação do PBL. A investigação realizada através do questionário revela que o trabalho em equipe, o exercício do relacionamento interpessoal e o desenvolvimento de competências transversais são aspectos positivos de destaque, somados ao fato do PBL trazer possibilidade para que os discentes coloquem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, promovendo o interesse dos discentes pelo próprio aprendizado ao terem contato com a aplicabilidade dos conceitos aprendidos no curso, além de desenvolver nos mesmos um senso crítico. Somando-se a isto, também foram apontadas algumas dificuldades, principalmente no que diz respeito à articulação entre as disciplinas e a carência de instrumentos para o desenvolvimento dos protótipos. No entanto, embora esses aspectos tenham sido verificados, percebe-se que o uso do PBL como metodologia de ensino cumpre o seu papel de atender aos objetivos propostos para uma aprendizagem ativa e o desenvolvimento de sujeitos críticos e reflexivos
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49522
ISBN978‐989‐20‐6829‐9
ISSN2183‐1378
Versão da editorahttp://paee.dps.uminho.pt/proceedingsSCOPUS/PAEE2016+ALE%20proceedings.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
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2016 _conference PAEE_ALE_2016 - UFRPE_UACSA.pdf622,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

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