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TítuloMetodologia de planeamento da manutenção baseada no RCM: caso de estudo numa empresa de componentes eletrónicos
Autor(es)Sousa, Miguel Ângelo Guimarães de
Orientador(es)Lopes, Isabel da Silva
Palavras-chaveManutenção centrada na fiabilidade
Manutenção produtiva total
Análise de efeitos
Modos de falha
Reliability centered maintenance
Total productive maintenance
Failure mode
Effects analysis
Data2017
Resumo(s)A presente dissertação foi realizada no âmbito da conclusão do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho e teve como principal intuito apresentar uma metodologia de planeamento da manutenção construída com base na metodologia RCM. O caso de estudo apresentado dirige-se à empresa Bosch Car Multimedia Portugal, na qual foi realizado o estágio curricular no departamento de manutenção da produção. O departamento rege-se pela filosofia de gestão da manutenção TPM. A referida metodologia inicia-se pela aplicação do método AHP, por forma a priorizar os equipamentos mais críticos do ponto de vista de três critérios: MTBF, custo de spare parts e tempo de manutenção preventiva. De seguida recorre-se ao diagrama funcional da máquina para percecionar os subsistemas e componentes que a constituem. O terceiro passo consiste no estudo das funções de cada subsistema e das suas falhas funcionais. Para cada falha funcional relevante analisam-se de seguida os modos de falha através da FMEA, que permite realçar quais os mais críticos que devem ser combatidos. Uma árvore de decisão com três questões permite perceber quais as ações de manutenção que podem ser alocadas a cada modo de falha. Para decidir de entre as várias opções, efetua-se uma avaliação económica das propostas. Neste seguimento, propõe-se ainda um estudo de fiabilidade baseado na distribuição de Weibull e no gráfico de Glasser, cujo fim é definir a periodicidade ótima de substituição preventiva. Por fim, a metodologia, que pretende ser aplicável a qualquer equipamento mecânico e eletromecânico, é validada com a aplicação num equipamento da fábrica. Através da aplicação desta metodologia a um equipamento obtiveram-se os seguintes resultados: redução do número de avarias em 33%, redução do número de perdas de produção em 33%, melhoria do MTBF em 15% e um incremento no rendimento da máquina em 1,8%.
This dissertation was done within the scope of conclusion of MSc degree in Industrial Engineering and Management at University of Minho and the main goal was to present a methodology of maintenance planning developed based on RCM methodology. This case study is related to Bosch Car Multimedia Portugal company, in which a curricular internship was done in the production maintenance department. The department follows the TPM maintenance management philosophy. The mentioned methodology begins with the application of AHP method to prioritize the critical machines using three criteria: MTBF, spare parts cost and preventive maintenance time. Then, the functional structure of the machine is used to see the subsystems and parts of it. The third step consists in studying the functions of each system and their functional failures. To each functional failure, failure modes by the FMEA is analysed, which allow to highlight the more critical failure modes that should be mitigated. A decision tree with three questions allows identifying which maintenance actions can be allocated to each failure mode. To decide between various actions, it is made an economic evaluation of the proposals. In this scope, a reliability study is proposed based on Weibull distribution and Glasser method, whose purpose is to define the optimal preventive replacement periodicity. Lastly, the methodology, which pretends to be applicable in any mechanical or electromechanically equipment, is validated in one machine of the plant. By using this methodology in an equipment, the following results were obtained: reduction of failures number in 33%, reduction of production losses in 33%, MTBF improvement in 15% and increase machine yield in 1,8%.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49400
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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