Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/48712
Title: | Migrações, memória cultural e representações identitárias: a literacia fílmica na promoção do Diálogo Intercultural |
Author(s): | Macedo, Isabel Moreira |
Advisor(s): | Cabecinhas, Rosa |
Issue date: | 20-Mar-2017 |
Abstract(s): | Analisar os processos migratórios e o seu impacto no quotidiano das pessoas tornou-se essencial para
compreendermos a sociedade contemporânea. O sistema educativo, os média, o discurso político, entre
outros agentes e instituições na sociedade, têm um papel central na difusão e reificação de
determinadas imagens sobre as populações migrantes, influenciando valores, normas, ações e relações
interculturais.
Esta investigação tem como objetivo discutir o papel do cinema na difusão e na (re)construção crítica de
visões sobre o ‘Outro’. Nesse sentido, examinámos as representações veiculadas pelo documentário
fílmico português no período compreendido entre 2007 e 2013 e explorámos o modo como os jovens
interpretam conteúdos fílmicos. De modo a contextualizar a nossa abordagem, recorremos à análise
documental das orientações internacionais relativas ao papel dos média nas representações difundidas
sobre as populações migrantes e as minorias; investigámos também a legislação nacional sobre cinema
e audiovisual e os documentos referentes à produção fílmica portuguesa. Selecionámos um corpus de
documentários para um estudo mais aprofundado e entrevistámos os respetivos realizadores.
Desenvolvemos ainda grupos focais com estudantes do ensino secundário, analisando o modo como
interpretam o filme Li Ké Terra (2010). Por fim, entrevistámos professores envolvidos na coordenação de
escola do Plano Nacional de Cinema (PNC), auscultando as suas opiniões sobre o papel do cinema no
processo educativo.
Os documentários analisados difundem um conjunto de representações que podem contribuir, quer para
a desconstrução, quer para o reforço de determinados estereótipos sociais. Verificámos que os jovens
participantes nesta investigação, sem experiência direta do passado colonial, mobilizam estereótipos que
lhes foram transmitidos no processo de socialização, nomeadamente, pela família, pela escola e pelos
média, quando refletem sobre as relações interculturais. Os dados explorados apontam para a
persistência de expressões de racismo e para a associação das pessoas negras à criminalidade, à
agressividade e à falta de agência. São mobilizadas ainda representações relacionadas com o ‘mito
lusotropicalista’ e a suposta ‘imunidade’ da sociedade portuguesa ao racismo.
Enquanto agentes de mudança social, o cinema e a escola podem assumir um papel ativo no processo
de desconstrução crítica de visões sobre o ‘Outro’. Tendo verificado que os participantes neste estudo
atribuem ao cinema um papel central nos processos de ensino/aprendizagem, importa introduzir o tema
dos racismos e das relações interculturais nas atividades do PNC. Esta iniciativa poderá contribuir, a
longo prazo, para uma cidadania mais crítica, reflexiva face aos conteúdos mediáticos e para uma
literacia fílmica multicultural e ‘descolonizadora’ de imaginários e representações. The analysis of migratory processes and its impact on people’s daily lives has become fundamental to understand contemporary society. The education system, the media and political discourse, as well as other stakeholders and institutions in society, not only play a central role in the dissemination of certain images about migrant populations, but also influence values, norms, actions, and intercultural relations. Our research is aimed at discussing the role of cinema in the dissemination and critical (re)construction of views on the ‘Other’. We examined the representations conveyed by the Portuguese filmic documentary produced between 2007 and 2013 and explored how young people interpret filmic content. In order to contextualize our approach, we developed document analysis of international guidelines related to the role played by the media in representations of migrant populations and minorities. We also explored national legislation on the audiovisual and documents linked to the Portuguese filmic production. As an in-depth study, we focused on a selected documentary corpus and interviewed the correspondent directors. Furthermore, we conducted focus groups with High School students, examining how they interpret the film Li Ké Terra (2010). Finally, we interviewed teachers involved with school coordination of the National Cinema Plan (NCP), inquiring about their views on the role of cinema in education. The studied documentaries disseminate a set of representations that can contribute to both deconstruction and reinforcement of certain social stereotypes. Our results also indicate that even though the young participants of this study do not have any direct experience of colonial past, they convene stereotypes transmitted via socialization processes, namely, in the family, school and media, when reflecting on intercultural relations. The analysed data point to the persistence of expressions of racism and the association of black people to crime, aggression and lack of agency. There are still mobilised representations concerned with the ‘lusotropicalist myth’ and the supposed ‘immunity’ of the Portuguese society to racism. While agents of social change, both cinema and school play an active role towards critical views on the world and about the ‘Other’. Having found that the participants in our research assign a central role to the cinema for teaching/learning processes, it is important to introduce the topics on racism and intercultural relations in NCP’s activities. In the long-term perspective, this initiative may assure that citizens become more critical, as well as more reflective about media content, contributing to multicultural film literacy, ‘decolonizing’ imaginaries and representations. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de Doutoramento em Estudos Culturais (Especialidade de Comunicação e Cultura) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48712 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isabel Moreira Macedo.pdf | 17,02 MB | Adobe PDF | View/Open |