Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48701

TítuloFormação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Outro(s) título(s)Continuing Training and Professional Development A study with Physical Education teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN)
Autor(es)Maciel, Maridalva Cardoso
Orientador(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Cunha, António Camilo
Data30-Mar-2017
Resumo(s)A expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte e o surgimento de novas técnicas e tecnologias no ensino brasileiro fez que a Educação Física e seus profissionais tivessem que se enquadrar nessa nova realidade. Uma das formas de dar resposta é não só por meio de renovadores olhares formativos na graduação dos profissionais, mas também novos olhares para uma formação intemporal - a formação continuada ou a formação ao longo da vida. Foi neste contexto que emergiu a pesquisa, tomando como referência os seguintes questionamentos: Quais as representações (conhecimentos, experiências e ideias) dos professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN sobre formação continuada e a sua relação com o desenvolvimento das ações pedagógicas propostas pela PTDEM (Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio) da disciplina Educação Física? Buscamos através desse trabalho conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física do IFRN, averiguar qual o papel da formação continuada na sua vida profissional, perceber se os professores necessitam deste processo ou têm acesso a ele, investigar se a PTDEM atende às necessidades dos professores e verificar se os professores sentem-se aptos para desenvolver as atividades propostas. Este estudo inscreve-se nos paradigmas da investigação qualitativa e quantitativa, utilizando como estratégia de pesquisa um estudo de caso, no qual utilizamos como instrumentos para a recolha dos dados, entrevistas, questionários e análise do documento PTDEM. Os resultados obtidos, que responderam à questão principal que guiou este estudo de caso, comprovam de maneira transparente e segura que tanto para o melhor desenvolvimento profissional quanto para as ações pedagógicas sugeridas no documento institucional PTDEM, os professores de Educação Física do IFRN necessitam de processos de Formação Continuada específica da disciplina, o que vai refletir na melhoria da qualidade de ensino do IFRN e, consequentemente, em melhor aproveitamento e qualidade de vida dos alunos dos cursos técnicos integrados do ensino médio. As informações recolhidas foram sujeitas a uma análise de conteúdo, visando posteriormente à construção de contributos que ajudem a manter o professor de Educação Física transformador, educador, reflexivo, técnico, ético e investigador, bem como atualizado e sempre em busca de aprimoramento, levando em consideração os recursos disponíveis, o aluno e suas necessidades e características, proporcionando o desenvolvimento de suas atividades norteado por princípios que potencializem o rendimento escolar e promovam uma educação para a cidadania.
The expansion of the Federal Network of Technological Education of Rio Grande do Norte and the emergence of new techniques and technologies in the Brazilian educational system has meant that the discipline of Physical Education and its professionals have had to adapt to this new reality. One of the ways of responding to this is not only through reforming formative looks at the graduation of the professionals, but also through new looks at timeless training – the continuing training or lifelong training. It was against this background that the research emerged, taking the following question as a reference: What are the representations (knowledges, experiences and ideas) of the Physical Education teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte about continuing training and its relation with the development of the pedagogical actions proposed by the Work Proposal for Middle-School Disciplines (PTDEM – Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio) for the discipline of Physical Education? Through this work, we sought to gain an insight into the pedagogical practices of the Physical Education teachers of the IFRN, to ascertain the role of continuing training in their professional life, to determine if the teachers have a need for this process or have access to it, to investigate if the PTDEM addresses the needs of the teachers and to verify if the teachers feel prepared to develop the proposed activities. This study is set within the paradigms of qualitative and quantitative investigation, using a case study as research strategy, in which the instruments used for the collection of data were interviews, questionnaires and the analysis of the PTDEM document. The results obtained, which answered to the main question that guided this case study, prove in a transparent and safe manner that for the better professional development as well as for the pedagogical actions suggested in the institutional PTDEM document, the Physical Education teachers of the IFRN need specific continuing training processes of the discipline, which will be reflected in the improvement of the teaching quality of the IFRN and, consequently, in better academic achievement and quality of life of the students of the middle-school integrated technical courses. The information collected was subjected to a content analysis, with the aim of building contributions that will help to maintain the Physical Education teacher as a transformative, educative, reflective, technical, ethical and investigative agent, continuously up-to-date and in search of refinement, taking into consideration the available resources and the student and his/her needs and characteristics, favouring the development of his/her activities, guided by principles that maximize school performance and promote citizenship education.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48701
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maridalva Cardoso Maciel.pdfTese de Doutoramento22,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID