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TítuloModelos de negócio baseados na Internet para prestação de serviços profissionais a treinadores de futebol
Outro(s) título(s)Internet-based business models for the provision of professional services to football managers
Autor(es)Maia, José Miguel de Oliveira
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveModelo de negócio
Internet
Prestação de serviços
Futebol
Serviços
Business model
Services provision
Football
Services
Data2017
Resumo(s)O modelo de negócio tem ganho relevância nos últimos anos, tanto junto da comunidade empresarial como da comunidade académica. Apesar do conceito ter sido alvo de investigação a diversos níveis e nas mais diversas áreas, o número de estudos é ainda insuficiente, em virtude de se tratar de uma área de pesquisa relativamente recente. Esta dissertação contribui para o estudo do modelo de negócio na medida em que o analisa ao nível duma indústria, mas a partir da perspetiva do cliente, e no âmbito da prestação de serviços profissionais, colocando o público-alvo como o epicentro para o desenho do modelo de negócio. Esta dissertação foca-se em modelos de negócio para a prestação de serviços profissionais a treinadores de futebol através da internet. Foram recolhidas características que permitem avaliar quatro componentes do modelo de negócio diretamente ligados ao cliente: a proposta de valor, o relacionamento com os clientes, os canais de distribuição e comunicação, e os fluxos de receita. Nesta dissertação foram também identificadas seis taxonomias de modelos de negócio que apresentam características ajustadas à prestação de serviços e ao canal internet: comunidade, intermediação, publicidade, infomediação, subscrição e utilidade. Ambos, componentes e taxonomias, foram quantitativamente analisados com recurso a um questionário ao qual responderam 342 treinadores de futebol. Os resultados do estudo empírico revelam uma maior preferência por parte dos treinadores de futebol pelas taxonomias infomediação e comunidade, seguidas das taxonomias subscrição e publicidade. Independentemente da sua taxonomia, os treinadores de futebol demonstram preferência por modelos de negócio que privilegiem a qualidade da oferta, um serviço flexível e adaptável às necessidades individuais de cada um, e a conveniência de acesso ao serviço a qualquer hora e em qualquer lugar. Adicionalmente, esta dissertação discute ainda os contributos de natureza teórica para a compreensão do conceito de modelo de negócio assim como as implicações de natureza prática no contexto da prestação de serviços profissionais, através da internet, a treinadores de futebol.
The business model has gained relevance in recent years, both within the business community and the academic community. Although the concept has been the subject of research at various levels and in different areas, the number of studies is still insufficient, as it is a relatively recent research area. This dissertation contributes to the study of the business model as it focuses on the level of an industry, but from the customer perspective, and in the scope of providing professional services, placing the target audience as the epicenter for the design of the business model. This dissertation is focused on business models for the provision of professional services to football managers through the internet. Characteristics were collected to evaluate four components of the business model directly related to the customer: value proposition, customer relationship, distribution and communication channels, and revenue streams. In this dissertation we also identified six taxonomies of business models that present characteristics adjusted to the services provision and the internet channel: community, intermediation, advertising, infomediation, subscription and utility. Both, components and taxonomies, were quantitatively analyzed using a questionnaire that was answered by 342 football managers. The results of the empirical study revealed a greater preference on the part of football managers for the infomediation and community taxonomies, followed by the subscription and advertising taxonomies. Regardless of their taxonomy, football managers show preference for business models that privilege the quality of the offer, a flexible service adaptable to the individual needs, and the convenience of access to the service anytime, anywhere. In addition, this study also discusses the contributions of theoretical nature to the understanding of the business model concept as well as the implications of practical nature in the context of providing professional services, through the internet, to football managers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47985
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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