Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47955

TítuloA importância do vídeo na comunicação online de uma marca - evento: o caso da Noite Branca de Braga
Outro(s) título(s)The importance of video in a brand - event online communication: the case of Noite Branca of Braga
Autor(es)Malheiro, André Filipe Ferreira
Orientador(es)Sá, Alberto
Palavras-chaveVídeo
Online
Redes sociais
Marca
Evento
Comunicação
Público
Efeito viral
Social networks
Brand
Event
Communication
Public
Viral effect
Data2016
Resumo(s)Este relatório surge como resultado de um estágio curricular na LK Comunicação. Além de refletir sobre a experiência obtida durante esse tempo em empresa, pretende também aprofundar o estudo sobre a relação entre o vídeo, mais concretamente o promocional, e o universo online. Serão refletidas quais são as caraterísticas que um vídeo orientado para a comunicação Web precisa conter para que consiga impacto junto do utilizador. O online é cada vez mais o principal modo de comunicação entre o ser humano, quer seja a nível pessoal, quer seja a nível empresarial, sendo atualmente o Facebook o seu expoente máximo. O vídeo, por outro lado, é uma das técnicas mais utilizadas para a promoção de marcas, quer pelo seu dinamismo ou por a sua produção ser cada vez mais simples, sendo que no contexto Web, atingem o máximo reconhecimento quando se tornam virais. Como pontochave desta relação está o público e todas as variáveis que o constituem. Não sendo uma massa amorfa, é sempre difícil prever a sua reação às ações de comunicação e mais concretamente, aos vídeos. Assim, tendo como ponto de partida o caso de uma das várias marcas e eventos trabalhados durante o tempo de estágio, a Noite Branca – Braga, será estudado o papel dos vídeos promocionais como ação comunicativa de uma marca/evento e a sua influência junto do público.
This report is the result of an internship in LK Communicação. In addition to reflecting on the experience gained during the time spent in the agency, it also intends to deepen the study of relationship between video – specifically, promotional videos -, and the online universe. It will speculate what characteristics a video oriented to Web communication must contain to have impact with the user. Online is increasing as the primary mode of communication between human beings, whether on a personal level, whether at the enterprise level, being Facebook its peak. The video, on the other hand, is one of the most widely used techniques for promoting brands, either by its momentum or because the production is much simpler nowadays, whereas in the Web context, it reaches maximum recognition when it becomes viral. The key point of this relationship is the public and all the variables that constitute it. Not being an amorphous mass, it’s always difficult to predict their reaction to communication actions and, more specifically, videos. Like so, taking as starting point one of several brands and events worked during the internship, Noite Branca – Braga, this report studies the role of promotional videos as communicative actions of a brand / event and its influence on the public.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47955
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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