Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/47794
Title: | Poder local, comunicação e protocolo |
Other titles: | Local political power, communication and protocol |
Author(s): | Carneiro, Diana |
Advisor(s): | Oliveira, Madalena |
Keywords: | Relações públicas Poder local Protocolo Comunicação Autarquia Public relations Local political power Protocol Communication City hall |
Issue date: | 2016 |
Abstract(s): | A valorização da comunicação nas sociedades contemporâneas torna-se, cada vez mais,
crescente. Organizações públicas e privadas procuram, hoje em dia, obter uma imagem o mais positiva
possível. Com esse objetivo, são criadas estratégias e processos de comunicação que ampliam a sua
visibilidade, fortalecendo a confiança e a relação entre a organização e o seu público-alvo. Apesar de
terem um cariz público e administrativo, as autarquias não são exceção no que toca à procura da
transmissão de uma boa imagem e da criação de melhor relação com os seus públicos, sejam internos
ou externos. As Câmaras Municipais têm apostado, por isso, na implementação de gabinetes de
comunicação especializados em assessoria de imprensa ou relações públicas, através dos quais
procuram a notoriedade tão desejada. Mas será que esses gabinetes existem mesmo na prática ou
apenas na teoria? E os profissionais que desempenham as funções são formados na área ou não? Que
atividades desempenham estes profissionais? Que lugar ocupa o protocolo nas tarefas dos gabinetes
de comunicação? Que importância / centralidade deve ser reconhecida à gestão do protocolo no
quadro das relações interinstitucionais de uma autarquia?
Sendo uma atividade reconhecida há relativamente pouco tempo, a comunicação institucional
do poder local está ainda, muitas vezes, entregue a gabinetes e colaboradores pouco especializados.
Noutros casos, muitas das ações específicas de comunicação externa fazem-se com recurso a
gabinetes externos contratados para o efeito, ficando os colaboradores diretos das autarquias
encarregues quase só de questões protocolares.
Tendo por referência a experiência de estágio em Relações Públicas realizado na Câmara
Municipal de Braga entre setembro e dezembro de 2015, este relatório centra-se no papel dos
gabinetes de comunicação afetos às autarquias. Nesse sentido, para além de relatar as atividades
profissionalizantes realizadas no período referido, procura-se refletir sobre a importância da
comunicação profissional no quadro do poder local. Em detalhe, a reflexão desenvolvida nos termos
deste trabalho incide sobre a forma como se processa a comunicação numa autarquia, o
funcionamento dos gabinetes de comunicação (com particular enfoque na Câmara Municipal de
Braga), a forma como estas estruturas tentam chegar ao seu público e os procedimentos que
desenvolvem na organização de eventos e na promoção das relações interinstitucionais. Esta
abordagem tem como princípio a preocupação expressa pela Câmara Municipal de Braga de construir
e manter atualizada uma base de dados referente a todas as instituições e associações, internas e
externas ao município, tarefa a que este estágio foi em grande parte dedicado. The valorization of communication in today’s society is growing more than ever. Today, public and private organizations are looking to get the most positive image that is possible. In order to achieve that goal, strategies and communication processes are created with the purpose of expand their visibility, reinforcing trust and the relation between the organization and their target audience. In spite of having a public and administrative nature, the autarchies are no exception when looking to transmit a good image and a better relationship with their audiences, internal or external. Because of that, the city councils are implementing communication offices that are specialized in press advisory or public relations through which they try to get the desired recognition. But, do those offices really exist or they just exist theoretically? And the professionals doing those things have a degree in that area or not? Which activities do they play? Which spot does protocol occupy in the communication offices’ tasks? What importance should be recognized to the protocol management in an autarchy’s interinstitutional relations board? Most of the times, institutional communication, being an activity relatively new, is the responsibility of offices and contributors who aren’t specialized on the matter. In other cases, many of the external communication’s specific actions are done using external offices hired for that purpose and the autarchies’ direct contributors are only responsible for questions related with protocol. Having a probation in public relations on Braga’s city council between September and December of 2015 as reference, this report focus on the autarchies’ communication offices role. In that way, beyond reporting the professional activities conducted in the mentioned period, we look to reflect on the importance of professional communication in the local political power’s board. In detail, the reflection developed in the terms of this work focus on the way that communication is processed in an autarchy, the communication offices’ operation (with particular focus on Braga’s city council), the way these structures try to get to their audience and the procedures that they develop in the organization of events and the promotion of interinstitutional relations. This approach has, as its principle, the concern manifested by Braga’s city council in build and keep updated a database relative to all the institutions and associations, internal and external to the county, a task to what this probation was mostly dedicated. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/47794 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diana Sousa Carneiro.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | View/Open |