Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4733

TítuloUso indevido da água tratada: caso prático no Município de Felgueiras
Autor(es)Leal, Ana Paula
Basto, João Carlos
Martins, Nérie Jacqueline
Haie, Naim
Fernandes, Luís Filipe
Palavras-chaveÁgua
Controlo metrológico
Rega
Fugas e perdas
Uso eficiente da água
Data2005
CitaçãoENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA MUNICIPAL, 2, Porto, 2005 - "Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Municipal (ENEGM)". Porto : Centro de Energia e Tecnologia, 2005.
Resumo(s)O presente trabalho pretende fazer uma abordagem sobre a eficiência global de água utilizada em Portugal, bem como, uma análise sobre quais os domínios em que o combate ao uso indevido será mais eficaz. Analisa-se a distribuição dos usos urbano, agrícola e industrial e a sua relevância económica. Fez-se uma breve referência ao estado da arte em sistemas metrológicos e abordaram-se os custos de implementação de um sistema de controlo “em alta” em Felgueiras. Apontamento sobre a relação custo metrológico / custo do bem fornecido. Como suporte do trabalho desenvolvido, analisou-se e tiraram-se as conclusões, relativas à implementação de um sistema de rega a projectar para Santa Quitéria – Felgueiras. Por último, debruçámo-nos sobre possíveis medidas a implementar, concluindo, que, o consumo indevido de água de abastecimento público, pertencendo a um universo de consumo quantitativamente inferior ao consumo agrícola é económica e ambientalmente o mais relevante. É, pois, no nosso entender, domínio de combate prioritário a uso indevido. Assim, para promover o uso eficiente é necessário investir na área do controlo metrológico.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4733
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-HID - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Naim Haie_CN(CE)_1_2005.pdfDocumento principal464,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID