Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/46820
Title: | Promoção de Eventos para a construção, consolidação e manutenção da imagem corporativa |
Other titles: | Event promotion for the construction, consolidation and maintenance of corporate images |
Author(s): | Simão, Ana Filipa Mendanha |
Advisor(s): | Pinto-Coelho, Zara |
Keywords: | Globalização Consumidor Comunicação Marca Identidade Eventos Globalization Consumer Comunication Brand Identity Events |
Issue date: | 2016 |
Abstract(s): | A sociedade contemporânea assiste a uma revolução organizacional e comunicacional. Vivemos
na chamada sociedade do espetáculo, (Debord, 2003), dominada pelos média e pelo consumo, e
organizada em função das imagens, dos bens de consumo e da mercantilização da cultura.
Num momento em que a globalização está a alterar todo o panorama empresarial a um ritmo
vertiginoso, as organizações são projetadas numa busca incessante por novas formas de se adaptarem
às novas realidades que enfrentam. As novas exigências do mercado globalizado e possibilidades
oferecidas pelas novas tecnologias, bem como as mudanças sociais e culturais vividas pelas sociedades
atuais, exigem das organizações novas formas de comunicar com os seus públicos estratégicos. As
pessoas, enquanto consumidoras, estão cada vez mais informadas e exigentes e usam os bens de
consumo como forma de criarem relações e distinções sociais e de satisfazerem as suas emoções,
desejos ou sonhos (Fearthstone, 1995).
Neste contexto, estão a surgir novos modelos de gestão organizacional onde a comunicação
entre as empresas e os seus públicos estratégicos é cada vez mais valorizada. As organizações procuram
novas formas de se aproximarem dos seus públicos, tendo em vista o fortalecimento da sua identidade e
o reforço da imagem das suas marcas junto dos consumidores. A preocupação com estes valores
intangíveis faz com que a promoção de eventos adquira uma relevância outra frente às demais ações de
marketing e de comunicação organizacional.
Desta forma, este relatório, tem por objetivo contextualizar o cenário mutante em que as
organizações se encontram, demonstrando as transformações que a globalização provocou, não só no
consumidor, como também no mercado, na oferta de produtos e na valorização da marca. Serão
explicitadas essas transformações, para perceber de que modo as organizações podem e devem adaptar
as suas estratégias de comunicação no sentido de conquistarem o consumidor.
Em particular, este relatório visa, através de uma experiencia pessoal muito direta com a
produção de eventos, vivenciada no âmbito do estágio curricular do mestrado de Ciências da
Comunicação da Universidade do Minho, e através de um estudo exploratório, verificar quais os
benefícios e riscos associados à promoção de eventos como estratégia de comunicação de forma a
perceber se estes são uma prática que pode ajudar as empresas a fortalecer a sua identidade e a
reforçar a sua imagem de marca. Contemporary society attends an organizational and communicational revolution. We live in socalled society of the spectacle (Debord, 2003), dominated by the media and the consumption and organized on the basis of the images, the consumer goods and the culture of commodification. At a time when globalization is changing the entire corporate landscape at a breathtaking pace, organizations are designed in a constant search for new ways to adapt to the new realities they face. The new requirements of the globalized market and the possibilities offered by new technologies, as well as the social and cultural changes experienced by modern societies, require from organizations new ways to communicate with their stakeholders. People, as consumers, are increasingly informed and demanding and use the consumer goods as a way to create relationships and social distinctions and meet their emotions, desires or dreams (Fearthstone, 1995). In this context, are emerging new organizational management models where communication between companies and their stakeholders is increasingly valued. Organizations look for new ways to approach their public, to strengthening their identity and enhancing the image of their brands with consumers. The concern with these intangibles makes the events promoting get a relevancy another against other marketing actions and organizational communication. Thus, this report aims to contextualize the changing scenario where organizations are, demonstrating the changes that globalization has caused not only the consumer, but also on the market, in product offerings and brand value. Will be explained these changes to understand how organizations can and should adapt their communication strategies in order to win the consumer. In particular, this report, through a very direct personal experience with the event production, experienced in the traineeship of the Master of Sciences Communication at the University of Minho, and through an exploratory study, aims to see what are the benefits and risks associated with the promotion of events as a communication strategy, in order to understand whether they are a practice that can help companies strengthen their identity and strengthen its brand image. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46820 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Filipa Mendanha Simão.pdf.pdf Restricted access | 1,14 MB | Adobe PDF | View/Open |