Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/46820

TitlePromoção de Eventos para a construção, consolidação e manutenção da imagem corporativa
Other titlesEvent promotion for the construction, consolidation and maintenance of corporate images
Author(s)Simão, Ana Filipa Mendanha
Advisor(s)Pinto-Coelho, Zara
KeywordsGlobalização
Consumidor
Comunicação
Marca
Identidade
Eventos
Globalization
Consumer
Comunication
Brand
Identity
Events
Issue date2016
Abstract(s)A sociedade contemporânea assiste a uma revolução organizacional e comunicacional. Vivemos na chamada sociedade do espetáculo, (Debord, 2003), dominada pelos média e pelo consumo, e organizada em função das imagens, dos bens de consumo e da mercantilização da cultura. Num momento em que a globalização está a alterar todo o panorama empresarial a um ritmo vertiginoso, as organizações são projetadas numa busca incessante por novas formas de se adaptarem às novas realidades que enfrentam. As novas exigências do mercado globalizado e possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, bem como as mudanças sociais e culturais vividas pelas sociedades atuais, exigem das organizações novas formas de comunicar com os seus públicos estratégicos. As pessoas, enquanto consumidoras, estão cada vez mais informadas e exigentes e usam os bens de consumo como forma de criarem relações e distinções sociais e de satisfazerem as suas emoções, desejos ou sonhos (Fearthstone, 1995). Neste contexto, estão a surgir novos modelos de gestão organizacional onde a comunicação entre as empresas e os seus públicos estratégicos é cada vez mais valorizada. As organizações procuram novas formas de se aproximarem dos seus públicos, tendo em vista o fortalecimento da sua identidade e o reforço da imagem das suas marcas junto dos consumidores. A preocupação com estes valores intangíveis faz com que a promoção de eventos adquira uma relevância outra frente às demais ações de marketing e de comunicação organizacional. Desta forma, este relatório, tem por objetivo contextualizar o cenário mutante em que as organizações se encontram, demonstrando as transformações que a globalização provocou, não só no consumidor, como também no mercado, na oferta de produtos e na valorização da marca. Serão explicitadas essas transformações, para perceber de que modo as organizações podem e devem adaptar as suas estratégias de comunicação no sentido de conquistarem o consumidor. Em particular, este relatório visa, através de uma experiencia pessoal muito direta com a produção de eventos, vivenciada no âmbito do estágio curricular do mestrado de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, e através de um estudo exploratório, verificar quais os benefícios e riscos associados à promoção de eventos como estratégia de comunicação de forma a perceber se estes são uma prática que pode ajudar as empresas a fortalecer a sua identidade e a reforçar a sua imagem de marca.
Contemporary society attends an organizational and communicational revolution. We live in socalled society of the spectacle (Debord, 2003), dominated by the media and the consumption and organized on the basis of the images, the consumer goods and the culture of commodification. At a time when globalization is changing the entire corporate landscape at a breathtaking pace, organizations are designed in a constant search for new ways to adapt to the new realities they face. The new requirements of the globalized market and the possibilities offered by new technologies, as well as the social and cultural changes experienced by modern societies, require from organizations new ways to communicate with their stakeholders. People, as consumers, are increasingly informed and demanding and use the consumer goods as a way to create relationships and social distinctions and meet their emotions, desires or dreams (Fearthstone, 1995). In this context, are emerging new organizational management models where communication between companies and their stakeholders is increasingly valued. Organizations look for new ways to approach their public, to strengthening their identity and enhancing the image of their brands with consumers. The concern with these intangibles makes the events promoting get a relevancy another against other marketing actions and organizational communication. Thus, this report aims to contextualize the changing scenario where organizations are, demonstrating the changes that globalization has caused not only the consumer, but also on the market, in product offerings and brand value. Will be explained these changes to understand how organizations can and should adapt their communication strategies in order to win the consumer. In particular, this report, through a very direct personal experience with the event production, experienced in the traineeship of the Master of Sciences Communication at the University of Minho, and through an exploratory study, aims to see what are the benefits and risks associated with the promotion of events as a communication strategy, in order to understand whether they are a practice that can help companies strengthen their identity and strengthen its brand image.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46820
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Filipa Mendanha Simão.pdf.pdf
  Restricted access
1,14 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID