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TítuloMelhoria de processos logísticos na área de gestão de encomendas do cliente e planeamento da produção numa empresa de componentes eletrónicos
Autor(es)Lopes, Joana Manuela Novais
Orientador(es)Carvalho, Maria Sameiro
Alves, Anabela Carvalho
Palavras-chaveLean office
VSDiA
Desperdícios
Melhoria contínua
Desempenho logístico
Wastes
Continuous improvement
Logistic performance
Data6-Dez-2016
Resumo(s)O presente projeto de dissertação, desenvolvido no âmbito do curso do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Universidade do Minho realizou-se no departamento de Logística da empresa Bosch Car Multimédia Portugal, S.A. O mesmo centra-se na melhoria do desempenho logístico da área: Gestão de Encomendas do Cliente (GEC) e Planeamento da Produção (PP). A GEC está associada à receção, análise, processamento e confirmação das encomendas do cliente. O PP de produto acabado relaciona-se com a definição do plano de produção e com o controlo diário das quantidades produzidas e disponíveis para o envio. Assim, pretende-se a eliminação e/ou redução do tempo improdutivo destas atividades e o decréscimo de custos associados à realização de transportes especiais, assegurando paralelamente o aumento da produtividade do planeador e um melhor nível de serviço prestado ao cliente. A metodologia de investigação que vigorou ao longo da dissertação foi o Action-Research. Neste seguimento, realizou-se, numa primeira fase, um diagnóstico à situação atual. Para tal utilizou-se a ferramenta standard da Bosch que auxilia o mapeamento das atividades realizadas em áreas indiretas – denominada VSDiA. A sua aplicação permitiu a identificação dos principais problemas e posterior desenvolvimento e normalização de soluções focadas na melhoria contínua do desempenho logístico da área em estudo. As propostas de melhoria apresentadas incidiram essencialmente na aplicação de ferramentas Lean, tais como a gestão visual, o Standard Work, o sistema Kanban e a melhoria contínua ou Kaizen. Estas medidas proporcionaram uma melhoria no desempenho do planeador que atingiu um aumento de cerca de 31% na sua produtividade diária e ainda uma redução de 4% no custo semanal do stock de produto acabado. Adicionalmente, foi explorada e parametrizada uma ferramenta informática standard do Grupo Bosch destinada ao nivelamento automatizado da produção – o NivPLuS. A utilização da ferramenta teve um papel fundamental numa maior integração da informação, que se traduziu num aumento da flexibilidade, na eficiência das atividades de GEC e PP e na otimização do PP a curto, médio e longo prazo. A integração de toda a informação na ferramenta, aliada à sua capacidade de automatizar o PP, permitiu as seguintes melhorias ao nível da eficiência das atividades estudadas: uma redução de 29% do tempo de processamento das atividades que constituem o planeamento da produção, uma diminuição de 83% do tempo de processamento do Levelling (planeamento a curto prazo), um decréscimo de 25% do tempo improdutivo das atividades que integram o controlo diário da produção e uma redução de 50% do tempo de resposta ao cliente. Por fim, a melhoria das atividades de GEC e PP permitiram um aumento de 11% no desempenho do cumprimento das encomendas do cliente (associado também a uma redução de 85% na realização de transportes especiais).
This dissertation project, developed as part of the Integrated Master in Industrial Engineering and Management (IMIEM), of the University of Minho was developed in the logistics department of Bosch Car Multimedia Portugal SA. The aim of this project focuses on the logistics improving of area: Management Requirements of Customer and Production Plan. The first is associated with receiving, analyzing, processing and confirmation requirements from customer and the second relates to the definition of production plan for finished goods and with daily management monitoring of quantities produced and available for shipping. In this context, the aim of this project, is the elimination/reduction of unproductive time identified in these activities and decrease costs associated with special transport, ensuring the increased on daily productivity of planner and a better performance in level of service to the customer. The research methodology used in this work was the Action-Research which started by a diagnostic of the current situation of the study area. For that, was used the Bosch standard tool that support the mapping of activities in indirect areas – called VSDiA. The application of this tool allowed the identification of key problems and subsequent development, presentation and standardization of solutions focused on continuous improvement in the logistic performance. The presented improvement proposals involved the adoption of Lean tolls, such as: Levelling production, visual management, Standard Work, Kanban system and Kaizen. These measures improved the performance of the planner that gets an increase the daily productivity in about 31% and a reduction of 4% in the weekly cost of finished goods stock. Furthermore, NivPLuS, a standard informatic tool developed by the Bosch Group, was explored and parameterized. The use of this tool had a fundamental role concerning the integration of the information which resulted in the improvement of the flexibility, in the efficiency of the GEC and PP activities and in the optimization of the PP in the short, medium and long term. The inclusion of all this information in the tool and its capability of turning the PP more automatic allowed the following improvements on the efficiency of the studied activities: 29% of reduction on the throughput time of the production planning activities; 83% of reduction on the Levelling throughput time/short term planning); reduction of 25% of the non-productive time of the daily production control activities; and 50% reduction on the time of replying to the customer. At last, the improvement of the GEC and PP activities allowed an increase of 11% on the performance of the customer order fulfillment (also associated with a reduction of 85% in the performance of special transport).
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46681
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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