Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/46557
Title: | A comunicação estratégica na inovação científico-tecnológica: o caso Fibrenamics |
Author(s): | Alves, Helena Raquel Cruz Mendes |
Advisor(s): | Carvalho, Anabela |
Keywords: | Comunicação estratégica Inovação Ciência Tecnologia Transferência de conhecimento Strategic communication Innovation Science Technology Knowledge transfer |
Issue date: | 22-Dec-2016 |
Abstract(s): | A inovação científica e tecnológica é uma temática que está na ordem do dia. Todos os dias
a sociedade é confrontada com o surgimento de inovações deste âmbito que podem
influenciar mudanças na forma de estar e agir das pessoas, desde as telecomunicações até
aos têxteis técnicos e inteligentes. Neste sentido, o presente relatório pretende compreender
de que forma as organizações científicas e tecnológicas comunicam estrategicamente com
os seus públicos de forma a alcançarem os objetivos a que se propõem, dando como exemplo
o trabalho desenvolvido na Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho.
Este trabalho está estruturado de maneira a fazer uma pequena contextualização teórica
sobre a temática da inovação, passando pela definição de comunicação organizacional e
estratégica, e pela comunicação da ciência e da tecnologia. Após essa abordagem teórica é
apresentada a questão de partida que dá o mote ao presente estudo. De forma a obter
respostas a essa questão recorreu-se a uma metodologia de estudo de caso com recurso a
observação direta e participante, fruto dos seis meses de estágio realizados na Plataforma
Internacional Fibrenamics, e a entrevistas exploratórias ao coordenador da plataforma e ao
responsável pela coordenação de grupo de comunicação, marketing e multimédia da
Fibrenamics. As respostas à questão de partida são dadas a partir da reflexão acerca das
tarefas desenvolvidas ao longo do período de estágio e dos resultados obtidos, sendo descritas
as dificuldades e constrangimentos encontrados, ao mesmo tempo que são propostas
soluções e alternativas para superação dos obstáculos encontrados.
Deste estudo pôde facilmente perceber-se que a temática da comunicação estratégica das
inovações cientifico-tecnológicas está já a ser debatida, principalmente no que concerne à
aplicação e adequação da linguagem científica para os diferentes públicos, no entanto ainda
existe alguma reticência por parte das entidades científicas em contratar recursos humanos
especializados em comunicação. Por outro lado, da parte dos meios de comunicação social
subsiste também alguma dificuldade em colocar em agenda temas relacionados com a
ciência, muito fruto da falta da especialização dos jornalistas nesta área. Scientific and technological innovation is a prevailing issue at the present time. Our society is faced daily with the emergence of innovations, from telecommunications to technical and smart textiles, which may lead to changes in people’s behaviour. This report aims to understand how scientific and technological organizations strategically communicate with their publics in order to reach their objectives, focusing on work carried out at the Fibrenamics International Platform of University of Minho. The report’s structure encompasses, first of all, a short theoretical contextualization of the theme of innovation, including the definition of organizational and strategic communication and an analysis of science and technology communication. Afterwards the research question it is revealed the starting point that underpins this study is presented. In order to respond to it, a case study methodology was employed, involving direct and participant observation in the course of a six months-long training internship at the Fibrenamics International Platform. Exploratory interviews to the platform’s coordinator and the person responsible for the coordination group of communication, marketing and media at Fibrenamics were also conducted. Answers to the research question are based on reflection on the tasks carried out during the internship and the results that were obtained. Difficulties and constraints found are discussed, and solutions and alternatives to overcome them are proposed. The study shows that the theme of strategic communication of scientific and technological innovation is already being discussed, especially regarding the application and adaptation of scientific language to different audiences. However there is still some resistance on the part of scientific institutions to hire specialized human resources in communication. As far as the media are concerned, there still seems to be some difficulty in putting science-related issues on the agenda, mainly because of the lack of specialization of journalists in this area. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46557 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio_HelenaAlves.pdf | Tese | 1,71 MB | Adobe PDF | View/Open |