Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4647

TítuloEixos de valores em promoção da saúde e educação para a saúde
Autor(es)Carvalho, Amâncio
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveValores
Educação para a saúde
Promoção da saúde
DataJun-2005
CitaçãoINTERNATIONAL SEMINAR OF PHYSICAL EDUCATION, LEISURE AND HEALTH, 2, Braga, Portugal, 2005 – “"New ways of analysis and intervention”. [Braga : s.n., 2005].
Resumo(s)A presente comunicação – que emerge de um estudo mais vasto no âmbito de uma tese de doutoramento que se baseia no modelo de transposição didáctica externa e interna na formação de enfermeiros – apresenta o desenvolvimento da construção de um quadro de referência de valores em promoção da Saúde/Educação para a Saúde relativo à transposição didáctica externa. Num primeiro passo procedeu-se à análise de modelos de PrS/EpS em publicações nacionais e internacionais para identificar os eixos de valores provisórios em PrS/EpS, tendo-se procedido à sua categorização. Estas categorias foram depois agrupadas em seis grandes eixos: Social/Individual, Salutogénico/Patogénico, Holístico/Reducionístico, Equidade/Desigualdade, Autonomia/Dependência e Democrático/Autocrático. Cada eixo ficou caracterizado por 4 a 6 pólos de valores. De seguida seleccionaram-se publicações de autores portugueses e estrangeiros bem como documentos relevantes de organismos de saúde nacionais e internacionais que foram submetidas a análise de conteúdo, utilizando como categorias e sub-categorias os eixos e pólos já definidos. Verificou-se a frequência de cada eixo e pólo nos diversos textos, tendo-se construído quadros de frequências das categorias de valores por autor e por organização.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4647
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros
CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eixos valores_Ed & promocao saude.pdfArtigo234,94 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID