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TitleAnálise e dimensionamento de um sistema de picking num novo armazém de uma empresa de produção e distribuição de bebidas
Author(s)Cardoso, Ana Catarina Lourenço
Advisor(s)Carvalho, Maria Sameiro
Oliveira, José A.
KeywordsLogística
Distribuição
Gestão de armazenagem
Sistemas de picking
Logistics
Distribution center management
Warehouse management
Order picking
Order picking systems
Issue date4-Jul-2017
Abstract(s)A operação logística de picking é uma das atividades mais dispendiosas de um centro de distribuição, estimando-se que represente cerca de 55% dos custos operacionais de um armazém. Para além deste impacto no custo, o picking é, ainda nos dias de hoje, uma operação que se baseia, maioritariamente, em trabalho manual de alta intensidade, que levanta questões em termos de tempo de operação, suscetibilidade a falhas e desperdícios. Um mau desempenho da operação de picking tem um impacto negativo e significativo nos níveis de serviço ao cliente, influenciando diretamente a competitividade da cadeia de abastecimento. Face à relevância do tema, é preponderante estudar de que forma se pode aumentar a produtividade e eficiência da operação nas empresas portuguesas que têm que se manter na linha da frente e marcar a diferença num mercado cada vez mais globalizado. Este trabalho apresenta o estudo efetuado numa empresa de produção e distribuição de bebidas que decidiu centralizar a atividade de distribuição (anteriormente realizada a partir de duas plataformas logísticas) num novo armazém, com vista a uma melhor utilização dos seus recursos. No novo armazém, a atividade de picking é realizada por um sistema semiautomático. Nesse sentido, mostra-se fundamental a elaboração de um estudo que defina a afetação de produtos na área de picking de modo a permitir uma otimização da operação de preparação das encomendas, pelos operadores. O estudo realizado contribuiu positivamente com propostas para o projeto e dimensionamento da atividade de picking neste novo armazém. Surgiram duas propostas para o problema de afetação e sequenciação, que ponderaram critérios como o tipo e capacidade das embalagens, frequência das encomendas e quantidades dos materiais que as compunham e regras de empilhamento de embalagens. Foram sugeridas algumas alterações ao primeiro modelo, essencialmente, no que dizia respeito à afetação de alguns tipos de materiais e sequenciação das rotas de picking. Por fim, foi elaborada uma análise crítica das duas soluções, através de um modelo de simulação, que permitiu estimar uma redução de cerca de 6,2% nas distâncias percorridas pelos operadores com a aplicação da segunda proposta. No futuro, a ferramenta desenvolvida poderá vir a ser útil para reconfigurar a área de picking permitindo a avaliação de novos cenários.
The logistics operation of order picking has been characterized as one of the most expensive activities of a distribution center, which represents about 55% the total operating costs of a warehouse. Besides this impact in cost, the order picking is still nowadays an operation which is based in manual high-intensity interval work, which raises concerns in terms of operation times, susceptibility to failures and wastes. A bad performance of the order picking operation may have a significant and negative impact on the customer service levels, influencing directly the competitivity of the supply chain. Therefore, given the relevance of the subject, it’s mandatory to study how the productivity and efficiency of the operation can be increased in the Portuguese companies which must remain on the front line and make the difference in an increasingly globalized market. This work presents a study carried out in a company specialized in the production and distribution of beverages that decided to centralize the distribution activity (previously handled by two logistics platforms) in a new warehouse, in order to achieve a better use of its resources. In the new warehouse, the order picking activity is performed by a semi-automatic system. In this sense, it is essential to prepare a study that defines the affectation of products in the order picking area in order to allow an optimization of the order preparation operation by the operators. This study contributed positively with proposals for the design and dimensioning of the picking activity in this new warehouse. There were two proposals for the problem of allocation and routing, which considered criteria such as the type and capacity of the packages, frequency of orders and quantities of the materials which composed them and rules of packaging stacking. Some changes were suggested to the first model, mainly regarding the allocation of some types of materials and sequencing of the order picking routes. Finally, a critical analysis of the two solutions was made, through a simulation model, which allowed to estimate a reduction of about 6.2% in the distances traveled by the operators with the application of the second proposal. In the future, the tool developed may be useful to reconfigure the picking area allowing the evaluation of new scenarios.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46421
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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