Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46169

TítuloUsabilidade técnica e pedagógica em mobile learning: um estudo de revisão sistemática
Autor(es)Silva, Viviane
Gomes, Maria João
Palavras-chaveusabilidade pedagógica
usabilidade técnica
aprendizagem móvel
pedagogical usability
technical usability
mobile learning
distance education
DataSet-2016
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
Resumo(s)A usabilidade técnica e a usabilidade pedagógica têm promovido notável elevação da qualidade no âmbito da aprendizagem móvel. A primeira oferece as condições tecnológicas proporcionando o seu uso intuitivo e a segunda encontra ambiente favorável para que a abordagem construtivista da aprendizagem esteja presente no m-learning. O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão sistemática da literatura (RSL) da produção científica no período de 2010 até 2015, sob a temática avaliação de usabilidade técnica e pedagógica em mobile learning. Este estudo procura responder às seguintes questões de partida: Como têm sido aplicadas a usabilidade técnica e pedagógica no mobile learning? Utilizou-se como instrumento de investigação a metodologia de RSL nas bases de dados: Web of Science, Scopus e ERIC, com a aplicação de um protocolo de pesquisa que permite a replicabilidade. O protocolo de pesquisa baseou-se em uma adaptação de métodos de RSL para aplicação nas áreas de ciências sociais. Como resultados são apresentados os contributos específicos dos artigos selecionados. Destaca-se a constatação da existência de variáveis culturais e sociais relevantes associadas à problemática da usabilidade, o número reduzido de publicações identificadas e a diversidade nacional em termos de origem dos estudos.
The technical usability and pedagogical usability have promoted remarkable rise of quality in the mobile learning. The first provides the technological conditions providing its intuitive use and the second is a favorable environment for the constructivist approach to learning is present in m-learning. The purpose of this article is to present a systematic review of the literature (RSL) of scientific production in the period from 2010 to 2015, under the thematic evaluation of technical and pedagogical usability in mobile learning. This study seeks to answer the following starting questions: How have been applied to technical and pedagogical usability in mobile learning? It was used as a research tool the methodology of RSL in databases: Web of Science, Scopus and ERIC, with the application of a research protocol that allows replicability. The research protocol was based on an adaptation of RSL methods for application in the areas of social sciences (Tranfield, Denyer, & Smart, 2002). The results are reported specific analysis of selected articles whose analysis has highlighted the presence of relevant cultural and social variables associated with the issue of usability and national diversity which have been applied. It also highlights the low number of publications on the subject.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46169
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TicEduca-VS-MJG-2016.pdf240,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID