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https://hdl.handle.net/1822/46061
Título: | PYGMALION |
Autor(es): | Roseta, Lara Andrea Ferreira Freitas |
Orientador(es): | Louro, Maria Filomena |
Palavras-chave: | Aprendizagem Educação Formação Cultura Melhoramento Evolução Progresso Adultos Língua Linguagem Literatura Didática Dramática Pigmalião Galateia Representação social Sociedade Classe média Critica Pobreza Casamento Amor Independência Domesticação Learning Education Training Culture Improvement Evolution Progress Adults Language Literature Didactics Drama Pygmalion Galatea Social representation Society Middle class Critics Poverty Marriage Love Independence Domestication |
Data: | 30-Mai-2013 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Atividade Profissional aborda o uso da literatura e linguagem
dramática em contexto de sala de aula como instrumento dinamizador da aprendizagem da
Língua Inglesa. Este relato resulta da reflexão crítica da experiência profissional da sua autora
particularmente no que concerne a Educação e Formação de Adultos, considerando ser esta
uma das áreas que lhe permitiu maior desenvolvimento das suas competências como
professora e formadora. Assim, apresentando evidências que suportam as suas conclusões, a
autora explora conceitos teóricos, metodologias e estratégias que lhe permitiram proporcionar
uma experiência de aprendizagem válida a adultos.
Em articulação com a análise critica desta experiencia profissional, a autora estuda a
obra dramática Pygmalion de George Bernard Shaw, procurando expor como o dramaturgo
apresenta a possibilidade de progressão social e do melhoramento pessoal por meio da
educação, da exposição à cultura e da linguagem. Desta forma, e tomando como linha de
orientação a filosofia de Shaw, as personagens são vistas sob o prisma das suas
representações sociais, da aderência ou não aderência à norma. Por fim, considerando não só a
peça original, mas também a sua adaptação para o cinema em 1938 e a sua adaptação para o
género musical em 1964, My Fair Lady, a análise comparativa das três obras oferece a
ponderação sobre o processo de melhoramento e promoção social de Eliza e sua
domesticação. The Professional Activity Report at hand comprehends the use of literature and dramatic language within the classroom as a dynamic tool for the English language learning. This report results from the critical analysis of the author’s professional experience mainly in what Adult Education and Training is concerned, considering that this area has allowed her to develop her skills immensely, both as a teacher and as a trainer. Thus the author explores theoretical concepts, methodologies and strategies which permitted her to create a worthy learning experience to adults, while presenting evidence that corroborate her conclusions. Closely connected with the critical reflection on this professional experience, the author studies George Bernard Shaw’s play Pygmalion, in order to explain how the author presents the possibility of social progression and personal improvement through education, the contact with cultural assets and language. Taking into account Shaw’s philosophy, characters are therefore examined according to their social representations and whether they adhere or distance themselves from the norm. Finally the comparative study of the original play, its adaptation to the cinema in 1938 and to the musical genre in 1964, My Fair Lady, offers a consideration on Eliza’s improvement process and social promotion and her domestication. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46061 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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