Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46035
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Viviane | por |
dc.contributor.author | Hilário, Ana Cecília | por |
dc.contributor.author | Souza, Ranniéry | por |
dc.contributor.author | Gomes, Maria João | por |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T08:55:08Z | - |
dc.date.available | 2017-06-22T08:55:08Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46035 | - |
dc.description.abstract | A crescente adesão das instituições de ensino ao ensino a distância mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem apresentado novos desafios ao próprio conceito de usabilidade ao repensar os objetivos, instrumentos e métricas associadas à avaliação da mesma. No atual contexto da educação online, não são ainda claras as convergências e divergências existentes na definição dos princípios e critérios da usabilidade pedagógica aplicáveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Importa trabalhar em prol da clarificação do conceito de usabilidade pedagógica e contribuir para que esta discussão se torne mais profícua, e neste mister proporcionar o seu avanço. O objetivo deste trabalho foi apresentar perspectivas sobre o conceito e os critérios de avaliação da usabilidade pedagógica em AVA, com a apresentação de quadros com técnicas e heurísticas de avaliação de usabilidade, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento e consolidação do conceito e elucidação dos seus princípios. Nesta análise, foi-nos possível constatar aspectos comuns e aspectos singulares de cada perspectiva apresentada, sendo que alguns elementos associados ao conceito de usabilidade pedagógica estão proeminentes. Por fim, neste comparativo parece-nos ter ficado evidente que a usabilidade pedagógica e a usabilidade técnica são inalienáveis pela necessidade recíproca. Bem como, a usabilidade pedagógica deve estar presente no curso online, no material didático e nas atividades que possibilitam o processo de ensino-aprendizagem. E sobretudo, parece-nos essencial para a garantia da qualidade das experiências de aprendizagem em contextos baseados na web, imprescindível: (a) abordar o conceito e; (b) a prática da avaliação de usabilidade com caráter dicotômico, quais sejam: uma dimensão mais tecnológica e outra dimensão mais pedagógica. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Usabilidade pedagógica | por |
dc.subject | elearning | por |
dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | por |
dc.title | Um comparativo de métodos de usabilidade pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 8 a 10 de maio de 2017 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 1865 | por |
oaire.citationEndPage | 1883 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | X Conferência Internacional da Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | X Conferência Internacional da Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Chalenges_2017_VS-MJG.pdf | 5,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons