Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46035

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Vivianepor
dc.contributor.authorHilário, Ana Cecíliapor
dc.contributor.authorSouza, Ranniérypor
dc.contributor.authorGomes, Maria Joãopor
dc.date.accessioned2017-06-22T08:55:08Z-
dc.date.available2017-06-22T08:55:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46035-
dc.description.abstractA crescente adesão das instituições de ensino ao ensino a distância mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem apresentado novos desafios ao próprio conceito de usabilidade ao repensar os objetivos, instrumentos e métricas associadas à avaliação da mesma. No atual contexto da educação online, não são ainda claras as convergências e divergências existentes na definição dos princípios e critérios da usabilidade pedagógica aplicáveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Importa trabalhar em prol da clarificação do conceito de usabilidade pedagógica e contribuir para que esta discussão se torne mais profícua, e neste mister proporcionar o seu avanço. O objetivo deste trabalho foi apresentar perspectivas sobre o conceito e os critérios de avaliação da usabilidade pedagógica em AVA, com a apresentação de quadros com técnicas e heurísticas de avaliação de usabilidade, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento e consolidação do conceito e elucidação dos seus princípios. Nesta análise, foi-nos possível constatar aspectos comuns e aspectos singulares de cada perspectiva apresentada, sendo que alguns elementos associados ao conceito de usabilidade pedagógica estão proeminentes. Por fim, neste comparativo parece-nos ter ficado evidente que a usabilidade pedagógica e a usabilidade técnica são inalienáveis pela necessidade recíproca. Bem como, a usabilidade pedagógica deve estar presente no curso online, no material didático e nas atividades que possibilitam o processo de ensino-aprendizagem. E sobretudo, parece-nos essencial para a garantia da qualidade das experiências de aprendizagem em contextos baseados na web, imprescindível: (a) abordar o conceito e; (b) a prática da avaliação de usabilidade com caráter dicotômico, quais sejam: uma dimensão mais tecnológica e outra dimensão mais pedagógica.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectUsabilidade pedagógicapor
dc.subjectelearningpor
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempor
dc.titleUm comparativo de métodos de usabilidade pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagempor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate8 a 10 de maio de 2017por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage1865por
oaire.citationEndPage1883por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleX Conferência Internacional da Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationX Conferência Internacional da Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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