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TítuloContribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)
Autor(es)Oliveira, C. N.
Imbernon, R. A. L.
Gonçalves, P. W.
Brilha, J. B.
Palavras-chaveGeoparques
Educação ambiental
Unidades de conservação
Programas educativos
Data2014
EditoraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
RevistaTerrae
CitaçãoOliveira C. N. , Imbernon R. A. L., Gonçalves P. W., Brilha J. B. R. (2014). Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal). Terræ, 11(1-2):03-14.
Resumo(s)O presente trabalho pretende apresentar os resultados de estudos realizados sobre programas educativos desenvolvidos no Geoparque Naturtejo (Portugal) e avaliar se os programas podem contribuir para o desenvolvimento de programas de preservação e educação ambiental em Unidades de Conservação – UC brasileiras cuja organização e sistematização de uso e ocupação tem como base o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A pesquisa envolveu pesquisa documental, entrevistas com responsáveis por programas educativos do geoparque e acompanhamento de atividades de campo. A educação ambiental (EA) desenvolvida no geoparque possui três características notáveis: 1. EA naturalmente inclusiva, pois busca integrar os moradores locais; 2. Os conteúdos de EA estão integrados a conteúdos do ensino formal; 3. A EA junto às escolas e comunidades locais é muito ativa. A EA praticada nas UC brasileiras foca somente em quem as visita, geralmente excluindo a comunidade ou escolas da região; exige-se proteção local sem que a comunidade compreenda os processos relacionados ao ambiente. Embora os objetivos e finalidades de um geoparque não sejam os mesmos definidos para as UC brasileiras, consideramos que o modelo dos programas educativos do geoparque estudado poderia ser uma proposta mais efetiva para desenvolver a educação ambiental no Brasil.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45593
ISSN1679-2297
Versão da editorahttp://www.ige.unicamp.br/terrae
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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