Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45530

TitleE depois do estudo… a poesia como alternativa à apresentação convencional dos resultados da investigação
Author(s)Ramos, Altina
KeywordsMetodologia de investigação
Grounded theory
NUD*IST
Escrita académica convencional
Tendências alternativas emergentes
Poema narrativo
TIC-crianças
Issue date2008
Abstract(s)Está em curso um interessante debate acerca de formas alternativas à escrita convencional como meio de representar e divulgar dados, processos e resultados da investigação. Este é um campo emergente que pode trazer novas e enriquecedoras perspectivas à escrita académica e à própria metodologia de investigação e que tem merecido o interesse de alguns autores: Faulkner, 2007; Prendergast, 2006; Hartnett, 2003; Richardson, L. 1994, 1992, 1998, 2000, 2002; Richardson, M, 1998; Sullivan, 2002; Butler-Kisber, 1998; Hones, 1998; Glesne, 1997, entre outros. Refiro-me, em particular, ao texto poético porque considero que a poesia pode ser mais um caminho para o conhecimento e para a representação da investigação e também por ser essa a forma que assumem as minhas tentativas de principiante na aproximação a esta área, trabalhos exploratórios e fundamentados nos dados recolhidos e analisados no contexto da minha tese de doutoramento. O objectivo desta investigação foi estudar os factores intervenientes no processo de utilização de TIC em actividades de aprendizagem, principalmente de língua, e das conexões entre eles, processo que conduziu à criação de uma teoria substantiva. O trabalho de campo incluiu principalmente actividades de escrita, sobretudo com processador de texto, mas também com meios convencionais. Os alunos desenvolveram ainda algumas actividades de pesquisa de informação na Web e de comunicação oral/conversação através de videoconferência. Fiz a recolha de dados a partir de três fontes – a observação, as entrevistas aos alunos e os comentários dos professores envolvidos. Para o tratamento e análise desses dados recorri a técnicas sugeridas pela grounded theory, com o apoio de um programa informático de análise qualitativa de dados, o Nud*ist. Nesta comunicação: a) começo por apresentar resumidamente a metodologia de investigação da tese cujos resultados foram redigidos segundo as normas académicas convencionais; b) depois, parto de três das proposições que integram os “resultados” do estudo para exemplificar a articulação dessa apresentação convencional de resultados com uma apresentação sob forma de poema narrativo, trabalho que venho experimentando depois de concluído o estudo, há quase 3 anos; c) termino argumentando a favor de modelos alternativos de apresentação dos resultados da investigação que podem ser vistos como desafio à objectividade e ao rigor, mas que são, afinal, formas diferentes e criativas de teorizar.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45530
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
E depois do estudo-apoesia como alternativa a apresentacao convencional.pdf256,27 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID