Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45411

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRolo, Anabela G.por
dc.contributor.authorMartins, António Jorge da Costa Morgadopor
dc.date.accessioned2017-04-21T15:31:26Z-
dc.date.available2017-04-21T15:31:26Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45411-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)por
dc.description.abstractO presente relatório expõe a experiência profissional relevante do autor, nas vertentes científicas e pedagógica, enquanto Professor de Física e Química, ao longo de cerca de 19 anos de serviço, por forma a obter o grau de mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores – Área de Especialização em Física e Química. No enquadramento científico aborda-se especificamente a temática sobre “Cinemática no contexto do programa de Física do 11º ano de escolaridade – movimento em uma dimensão e movimento em um plano”, com apresentação de exemplos exploratórios criados em ambiente computacional, com o software Modellus. Pretende-se com esta temática atualizar e reforçar a componente de formação científica, nomeadamente na área da física. No que concerne à prática pedagógica, são apresentados e discutidos alguns dos projetos desenvolvidos no decurso da atividade profissional, com o intuito de contribuir para a melhoria do processo ensino/aprendizagem. De seguida, referem-se as ações de formação realizadas, como formador e formando, discutindo-se a sua importância para a melhoria do desempenho nas vertentes científica e pedagógica. Por fim é feita uma breve reflexão sobre o percurso profissional do autor.por
dc.description.abstractThis report focuses on the relevant professional experience of the author in the scientific and pedagogical aspects, whilst Physics and Chemistry teacher, through 19 years of service, in order to obtain the degree of Master of Science-Continued Teacher Training - Physics and Chemistry Specialization Field. The scientific framework of this content addresses specifically in the context of “Kinematics in physics program at the 11th grade level – movement in one dimension and movement in a plan”, with exploratory examples created in computational environment, with the Modellus software. With this subject we intend to update and improve scientific knowledge, particularly in the area of physics. Regarding the teaching practice, some of the projects developed in the course of professional activity are presented and discussed, in order to contribute to the improvement of the teaching / learning process. The training actions taken as a trainer but as a trainee as well, are also referred to next. Their importance to the improvement of performance in scientific and pedagogical aspects is addressed in this report. Finally there is a brief reflection on the professional career of the author.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleRelatório de atividade profissionalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201619350por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Ciênciaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Outras Ciências Naturaispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - FMNC - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório - António Martins - 2016.pdf15,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID