Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45284
Título: | Passo a passo com o meu educando: envolvimento/relação da família com a creche |
Outro(s) título(s): | Step by step: with my schooling: parents involvement/relationship with daycare |
Autor(es): | Fernandes, Ana Isabel da Silva |
Orientador(es): | Barbosa, Manuel Gonçalves |
Data: | 10-Fev-2017 |
Resumo(s): | Este estágio foi desenvovido no âmbito do Mestrado em Educação - Área de
Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, do Institudo de Educação da
Universidade do Minho, numa creche pertencente à cidade de Braga.
A Associação Vicentina da Paróquia de São Vicente no ano passado abriu portas para
receber crianças dos 0 aos 3 anos de idade e desde logo se prontificou a receber estagiários.
No âmbito da Educação de Adultos o trabalho foi realizado junto dos pais e familiares.
Junto deles procurou-se saber as suas necessidades e expectativas, para depois refletir-se sobre
o que se poderia fazer. Após o diagnóstico realizado definimos que o projeto passaria por
envolver os pais na creche, para que a mesma conhecesse melhor as crianças e os pais, e por
seu lado os pais sentir-se-iam muito mais apoiados pela instituição, ganhando confiança para se
envolverem com a creche.
Para ser levado a cabo o projeto, optou-se pela metodologia investigação-ação pois
assim permitiu que o investigador após uma breve investigação trabalhasse no terreno e se
aproximasse do público-alvo.
Para que este objetivo fosse atingido, criámos sessões informativas para os pais das
crianças, e também alargámos a toda a comunidade envolvente.
Os pais, enquanto adultos, nos dias de hoje estão em constante mudanças e adaptações
devido aos contínuos avanços tecnológicos. Também ao nível de cuidados com as pessoas as
coisas foram-se alterando e estão sempre a sofrer alterações e a escola já não é a única fonte de
conhecimento.
Neste projeto focámo-nos nessa perspetiva da mudança e alterações, e desenvolvemos
sessões do interesse dos pais, para com isto conseguirem manter-se informados e conseguirmos
que estes se aproximassem da instituição. This practical was developed as part of the Master Degree in Education - Specialisation in Adult Education and Community Intervention, in University of Minho in Education instituted. The Vincentian Association in Braga opened doors last year to welcome children from 0 to 3 years old and immediately volunteered to receive trainees by Uiversity of Minho. The Adult Education work was conducted with parents and all family. With them we tried to know their needs and expectations, and then reflect on what could be done with them. With them we tried to know their needs and expectations, and then reflect on what could be done. After the diagnosis we project would involve parents in daycare, child so that it knew best the children and the parents, and in turn parents would feel much more supported by the institution, winning confidence to get involved with daycare. To be carried out the project, we opted for the action-research methodology which allowed the investigator, after a brief investigation, work on the ground and approach the audience. For this goal, we have set up information sessions for parents of children, and also extended to the entire community. The parents, as adults, are constantly changes and adjustments due to continuous technological advances. Also at the level of care people things have been changing and are always undergoing changes and the school is no longer the only source of knowledge. In this work we focused the perspective of change, and develop parental interest sessions, for we can get these from approaching to us. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45284 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel da Silva Fernandes.pdf | 3,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |