Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45276

TítuloAvaliação do impacto da formação: um estudo de caso numa organização de formação e consultoria
Outro(s) título(s)Evaluating the impact of training: a case study in a training and consultancy company
Autor(es)Miranda, Andreia Patrícia Lopes
Orientador(es)Teixeira, Maria Fátima Magalhães Antunes Gonçalves
Data15-Mar-2017
Resumo(s)O estudo em epígrafe tem como principal temática a avaliação do impacto da formação e insere-se no Mestrado em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos. A intervenção/investigação teve como objetivos gerais: analisar de forma reflexiva e crítica o processo de avaliação do impacto da formação, bem como o impacto da formação propriamente dito; avaliar a consistência do impacto da formação; apresentar sugestões de melhoria do processo de avaliação do impacto da formação desenvolvido pela entidade de estágio. Nos dias que correm, verifica-se que a formação profissional assume um papel de elevada relevância nos percursos/vidas dos indivíduos. Contudo tem sido alvo de definições redutoras, ou seja, frequentemente surge estritamente aliada ao desenvolvimento de competências/conhecimentos que são necessários para execução das tarefas profissionais. Importa destacar que a par disso, é essencial “olhar além”, potencializar outras dimensões, sobretudo o desenvolvimento integral do cidadão. Neste estudo, o conceito de avaliação é visto como parte integrante do desenvolvimento holístico do indivíduo, da emancipação dos sujeitos e, por isso, carece de discussão por parte dos profissionais envolvidos. A investigação assentou na combinação entre os paradigmas quantitativo e o qualitativo, tendo como método, o estudo de caso e como técnicas de recolha de informação, a pesquisa bibliográfica, a análise documental, as conversas informais, a entrevista, o inquérito por questionário, o grupo focal e as notas de campo. Esta metodologia foi delimitada consoante os objetivos definidos e as caraterísticas da população alvo, pois cada grupo de indivíduos apresenta as suas especificidades. Os autores clássicos da problemática em questão apontam que a avaliação do impacto da formação deve ser realizada ao nível pessoal e/ou social, profissional e organizacional. Através dos resultados da investigação foi possível inferir que o impacto da formação foi positivo. Globalmente, a maioria dos inquiridos evidenciaram através do preenchimento do questionário um “impacto significativo” ao nível do desenvolvimento pessoal e/ou social, nomeadamente no interesse da frequência de novas formações e também na convivência com outras pessoas como colegas de formação e de trabalho. Ao nível profissional, a totalidade dos respondentes referenciaram que já aplicaram os conhecimentos/competências adquiridos durante a formação. Ao nível organizacional, os inquiridos mencionaram que o curso que frequentaram teve “impacto significativo” na “organização do trabalho” e na “cultura e clima organizacional”. É importante ainda destacar que os 265 inquiridos afirmaram que recomendariam o curso que frequentaram a outras pessoas (por exemplo, familiares, colegas…) e que possivelmente poderá ter resultado do facto de manifestarem satisfação com a participação da formação.
The present report is part of the Master in Education within the specialization area in Training, Work and Human Resources. The project focuses on evaluating the impact of training and its main purposes are: to reflexively and critically analyze the evaluation process regarding the impact of training, as well as the impact of the training process itself; to assess the consistency of the impact training can have; to present some suggestions in order to improve the evaluation process regarding the impact of the training carried out by the placement organization. At the present time, professional training has an important role in the trajectories/lives of individuals. Nevertheless, it has been a target of simplistic definitions, i.e., it frequently comes across as strictly linked with the development of skills/knowledge necessary for the execution of professional tasks. It is important to stress that, besides these aspects, we need to “look beyond”, to enhance other dimensions, especially the full development of each citizen. Within this project, the concept of evaluation is regarded as a constituent part of each individual’s holistic development and emancipation, hence lacking discussion as regards the professionals involved in the process. The study was based on combining the quantitative and qualitative paradigms, having the case study as its method and bibliographic research, documental analysis, informal conversations, interviews, questionnaire surveys, the focus group and personal notes as data collection strategies. This methodology has been planned and implemented with regard to the established goals and the target population’s characteristics, once each group of individuals presents its own distinctive features. Classical authors on the area indicate that in order to evaluate the impact of training we must consider the personal and/or social, professional and organizational levels. The results of the experiment have allowed us to conclude that the impact of training has been positive. Globally, the majority of the respondents confirmed, through a questionnaire, a “positive impact” concerning their personal and/or social development, specifically as regards the interest in attending other training courses, as well as the interaction with their course and work colleagues. Professionally, all the respondents highlighted that they have already applied the knowledge/skills acquired in the training course. As far as the organizational level is concerned, the respondents mentioned that the training course had a “significant impact” on the “work organization” and on the “organizational culture and environment”. It is important to outline that the 265 respondents stated that they would recommend the course they attended to other people (e.g. relatives or friends), which may possibly be a result of the fact that they were satisfied with their participation in the different courses.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45276
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
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