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TítuloDo diagnóstico de necessidades de formação à conceção de uma proposta de plano de formação
Outro(s) título(s)From training needs assessment to the conception of a training plan proposal
Autor(es)Carvalho, Elisa Maria Arezes de Castro
Orientador(es)Zão, Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues de Barros
Palavras-chaveEducação não-formal
Necessidades de formação
Formação
Plano de formação
Centro de estudos
Non-formal education
Training needs
Training
Training plan
Study center
Data2-Fev-2017
Resumo(s)Falar de educação e de formação implica falar de pessoas e das relações que estas estabelecem entre si. A Escola é o cenário por excelência onde decorrem as aprendizagens formais e com ela concorrem outras instituições, também elas favoráveis ao desenvolvimento de aprendizagens não formais. É o caso dos centros de estudo, tema que nos últimos anos tem vindo a ser investigado por muitos autores que se referem ao mesmo como o “fenómeno das explicações” (Costa, Neto-Mendes, Ventura e Azevedo, 2007; Afonso, 2008). Estes centros de estudo são procurados por muitos Pais que perante o insucesso escolar dos filhos e porque não têm conhecimentos suficientes para os ajudarem, encontram nestes espaços um acompanhamento mais personalizado e que os Professores têm dificuldade em assegurar. Perante a complexidade da questão, é necessário encontrar estratégias que permitam dotar Pais e Professores de competências necessárias ao exercício das suas funções. O presente estudo foi realizado no Centro de Estudo Be Smart and Grow, frequentado por 60 crianças e jovens provenientes de diversas escolas do concelho de Viana do Castelo, e teve como objetivo primordial apresentar uma proposta de um plano de formação concebido para o público-alvo definido: por um lado, os Pais dos 60 utentes do centro de estudos e, por outro lado, os 289 Professores do Agrupamento de Escolas frequentado pela maioria dos utentes. Optou-se por uma metodologia que combinou as abordagens qualitativa e quantitativa, tendo sido a estratégia de pesquisa suportada no estudo de caso. Tendo como ponto de partida os objetivos gerais, procurou-se compreender o posicionamento dos Pais e Professores face à Formação, bem como a perceção que estes têm relativamente às suas necessidades de formação. Para tal, foram aplicados inquéritos por questionário a 60 Pais (respondidos na totalidade) e a 289 Professores, sendo que neste grupo a amostra considerada foi de N = 62 sujeitos (22%). De entre os resultados obtidos, destacamos o facto de haver uma tendência convergente entre ambos os grupos inquiridos no sentido de considerarem a formação importante para a melhoria do desempenho pessoal e profissional. Foi possível também delimitar áreas e temas prioritários a partir das respostas dadas e, a partir delas, apresentar uma proposta de plano de formação para o público-alvo.
Talking of education and training implies talking of people and the relationships they establish between each other. The School is a scenario by excellence where formal learning occurs and with it, other instances and spaces compete and therefore are favorable to the non-formal learning development. The study centers case is a theme that has been studied by many authors that refer to it as the “phenomenon of private tutoring” (Costa, Neto-Mendes, Ventura e Azevedo, 2007; Afonso, 2008). Upon children scholar underachievement, these study centers are sought by many parents because they don’t have sufficient knowledge to help them, so they find a more personalized assistance in the study centers that the Teachers have difficulty assuring. Given the question complexity, it is necessary to find strategies that provide Parents and Teachers the needed competences for the exercise of their functions. This study was carried out in the Be Smart and Grow Study Center, where 60 children and teenagers attend from multiple schools in the city of Viana do Castelo, and the primary objective was to present a training plan designed to the defined target audience: the parents of the 60 study center students and, on the other hand, 289 Teachers from the Group of Schools frequented by the majority of the students from the study center. It was decided to use a methodology that combined qualitative and quantitative approaches, having been the research strategy supported in the study case. Having the general objectives as the starting point, it was sought to understand the position of Parents and Teachers face to Training, as well as the perception that they have relatively to their training needs. To do that, surveys by questionnaire were conducted to 60 Parents (answered in its entirety) and to 289 Teachers, being that the considered sample in this group was N=62 subjects (22%). From the obtained results, we highlight the fact that there is convergence tendency between both groups of respondents in the sense of considering training important to the improvement of personal and professional development. Also, it was possible to define areas and priority themes from given answers and, from them, present a training plan proposal to the target audience.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45243
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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