Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/45198

TitlePostura e relaxamento: influência e importância na prática da trompa
Other titlesPosture and relaxation: influence and importance in the practice of the horn
Author(s)Martins, Rui Emanuel Sampaio
Advisor(s)Aroso, Nuno
KeywordsTrompa
Técnica Alexander
Postura
Relaxamento
Consciencialização corporal
Suporte para trompa
Horn
Alexander technique
Posture
Relaxation
Body awareness
Support for horn
Issue date3-Jan-2017
Abstract(s)O presente Relatório de Estágio insere-se no 2º ano do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada do estagiário na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, nos Grupos de Recrutamento M20 - Trompa e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto, ao longo do ano letivo de 2014/2015. Nesta dissertação abordou-se a importância da consciencialização corporal aliada a um correto posicionamento do corpo perante o instrumento, mais especificamente a trompa. De facto, estudou-se como a aplicação de exercícios baseados na Técnica Alexander poderiam exercer um papel importante na melhoria do desempenho do aluno. Por outro lado, foi desenvolvido no decurso desta investigação um suporte para trompa que possibilitasse despertar nos alunos sensações que lhes permitissem mudar a forma como seguram a trompa quando tocam sem o seu auxílio. A primeira parte resume-se a uma revisão da bibliografia sobre a temática, abrangendo não só explicações sobre o desenvolvimento e aplicação da Técnica Alexander, como se debruça sobre fisiologia do corpo humano e o seu envolvimento na prática do instrumento, passando ainda por uma apresentação dos suportes para trompa mais comercializados bem como do suporte que foi desenvolvido no âmbito desta investigação. Por último, a segunda parte analisa a intervenção pedagógica supervisionada, onde se apresenta de forma mais específica a aplicação do suporte desenvolvido bem como as metodologias e estratégias aplicadas durante as aulas dadas.
The present Internship Report falls within the second year of the Master’s Degree in Music Education from the Universidade do Minho and focuses on Supervised Teaching Practice held at the Academia de Música Valentim Moreira de Sá, in Recruitment Groups M20 - Horn and M32 - Vocal and/or Instrumental ensembles; Orchestra; Chamber Music; Choir; Class Set, throughout the academic year 2014/2015. This thesis deals with the importance of body awareness combined with a correct body positioning towards the instrument, namely the horn. In fact, it was studied how the application of exercises based on Alexander Technique could play an important role in the improvement of students performance. On the other hand, it was developed, in the course of this investigation, a stand for horn that enabled awaken in students sensations that allow them to change the way they hold the horn when they play without this help. The first part is a review of the literature on this subject, covering not only explanations on the development and application of the Alexander Technique, but also focuses on the human body's physiology and its involvement in the practice of the instrument. Also presentes the more commercialized stands for horn and the stand that was developed as part of this investigation. At last, the second part analyzes the supervised pedagogical intervent ion, which presents more specifically the application of stand developed and the methods and strategies applied during the classes.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45198
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rui Emanuel Sampaio Martins.pdf
  Restricted access
5,2 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID