Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45196
Título: | A avaliação de um ciclo de formação: formação não financiada |
Outro(s) título(s): | Evaluation of a training cycle: non-funded trainig |
Autor(es): | Silva, Joana Margarida Sequeira da |
Orientador(es): | Gomes, Carlos Alberto |
Palavras-chave: | Avaliação Ciclo formativo Ação de formação Educação de adultos Conceção da formação Evaluation Training cycle Training action Adults education Training design |
Data: | 17-Jan-2017 |
Resumo(s): | O estudo que se apresenta neste documento desenvolveu-se sobre a problemática da
avaliação do ciclo formativo, com o intuito de perceber quais as fases que constituem uma ação
de formação, desde a sua conceção, à sua avaliação. Com este estudo pretende-se mostrar a
conceção de uma ação de formação em contexto real de trabalho, numa empresa cujo produto
principal é a formação contínua de adultos Este estudo permitirá perceber a importância de cada
fase do ciclo formativo e como elas se encadeiam entre si, resultando numa ação de formação
completa e bem-sucedida. Para isso serão abordadas as características principais de fases como
o diagnóstico de necessidades de formação, a elaboração do programa de formação, a definição
dos objetivos de formação, a avaliação de satisfação, a avaliação de impacto, a avaliação de
transferência, entre outros. Este estudo surge no âmbito do segundo ano do Mestrado em
Educação na área de especialização de Formação, Trabalho e Recursos Humanos e para que este
estudo se pudesse concretizar, teve como contexto organizacional um centro de formação
designado por Trilhos, que desenvolve formação profissional para adultos, numa lógica de
comercialização da mesma. Este estudo teve duas componentes centrais: a componente prática
que consistiu na realização de diversas atividades no contexto real de trabalho, incluindo a
observação de uma ação de formação e a componente académica e teórica que consistiu na
elaboração deste documento e na análise de todos os dados de investigação recolhidos ao longo
do estágio. The study presented on this document was developed around the topic of the evaluation of the training cycle, in order to figure out the stages that compose a training action, since his design until his avaluation. This study aims to show the design of a training action in a real work environment, in a company which main product is continuing training for adults. This study will alow to reflect the significance of each stage of the training cycle and how they are linked to each other resulting in a complete and successful training action. For this to happen, we will discuss the main characteristics of the stages as the diagnosis of training needs, the development of the training program, the definition of training objectives, evaluation of satisfaction, impact assessment, evaluation of transfer, among others. This study appears at the second year of the Master in Education in the specialty of Training, Work and Human Resources and so for this study happen, he took place in a context of a training center called Trilhos, which develops professional training for adults, as a marketing process. This study had two main components: the practical component which consisted in the execution of various activities at a real work environment, including the observation of a training action and the academic and theoretical component which consisted in the formulation of this document and the analysis of all research data collected over the internship. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45196 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Margarida Sequeira da Silva.pdf Acesso restrito! | 5,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |