Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45184
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes | por |
dc.contributor.author | Bernardo, Filipe Luís | por |
dc.date.accessioned | 2017-03-30T13:41:44Z | - |
dc.date.available | 2017-03-30T13:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-03 | - |
dc.date.submitted | 2016-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/45184 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música | por |
dc.description.abstract | O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2015/2016, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, nos Grupos de Recrutamento M20 – Trompa, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A Intervenção Pedagógica teve como objeto a otimização da respiração, com o auxílio de exercícios corporais práticos, e preconiza contribuir para a definição de um método de respiração mais eficaz e mais produtivo. Nesse contexto, procurou-se, em particular: (1) Quantificar a capacidade pulmonar de instrumentistas de sopros, nomeadamente Trompistas em formação no início e final do ano letivo; (2) Comparar a capacidade pulmonar (capacidade inspiratória/expiratória; ar residual; quantidade máxima/mínima) em diferentes graus de aprendizagem; (3) Verificar se existem diferenças significativas na quantidade de ar utilizada comparativamente à qualidade do som produzido (som rico em harmónicos) com a utilização de exercícios respiratórios regulares e; (4) Propor exercícios respiratórios, delimitados num guia de estudo respiratório, transversais aos diversos graus de aprendizagem. Para a avaliação da Intervenção Pedagógica foram efetuadas gravações e análise de sons isolados dos diversos instrumentistas da classe de Trompa, bem como medições de capacidades pulmonares com o auxílio de um espirómetro num período pré e pós-introdução dos diversos exercícios respiratórios diários. Os dados recolhidos demonstram um aumento da capacidade pulmonar e da qualidade do som produzido na pós-intervenção. | por |
dc.description.abstract | This report is prepared under the Professional Internship in Master of Music Education at the University of Minho and reflects the Educational Intervention during the school year 2015/2016 in the Academy of Vilar do Paraíso in the Recruitment Groups M20 – Horn and M32 – Sets vocals and/or instrumental; Orchestra; Chamber music; Choir; Set class. The Pedagogical intervention had as its object the optimization of breathing with the aid of practical physical exercises and calls to contribute to the definition of a more effective method and more productive breathing in the Instrumental practice. In this context, the aim was, in particular: (1) quantify the lung capacity of Wind instrumentalists, including horn players in training at the beginning and end of the school year; (2) Compare lung capacity (inspiratory/expiratory capacity, residual air, maximum/minimum amount) at different levels of learning; (3) Check whether there are significant differences in the amount of air used compared to the quality of the sound produced (sound rich in harmonics) with the use of regular breathing exercises and; (4) Propose breathing exercises, enclosed in a respiratory study guide, cross the varying degrees of learning. For the evaluation of Educational Intervention, were made different recordings and analysis of individual sounds of different instrumentalists in the Horn class, as well as measurements of lung capacity with the aid of a spirometer in a pre- and post-introduction of several daily breathing exercises. The collected data show an increase in lung capacity and quality of the sound produced in the post-intervention. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Trompa | por |
dc.subject | Respiração | por |
dc.subject | Exercícios respiratórios | por |
dc.subject | Espirometria | por |
dc.subject | Som | por |
dc.subject | Horn | por |
dc.subject | Breathing | por |
dc.subject | Breathing exercises | por |
dc.subject | Spirometry | por |
dc.subject | Sound | por |
dc.title | A otimização da respiração na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música | por |
dc.title.alternative | The optimization of breathing in learning the French horn in the specialized teaching of music | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201624141 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filipe Luís Bernardo.pdf | 2,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |