Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45184

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.authorBernardo, Filipe Luíspor
dc.date.accessioned2017-03-30T13:41:44Z-
dc.date.available2017-03-30T13:41:44Z-
dc.date.issued2017-01-03-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45184-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2015/2016, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, nos Grupos de Recrutamento M20 – Trompa, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A Intervenção Pedagógica teve como objeto a otimização da respiração, com o auxílio de exercícios corporais práticos, e preconiza contribuir para a definição de um método de respiração mais eficaz e mais produtivo. Nesse contexto, procurou-se, em particular: (1) Quantificar a capacidade pulmonar de instrumentistas de sopros, nomeadamente Trompistas em formação no início e final do ano letivo; (2) Comparar a capacidade pulmonar (capacidade inspiratória/expiratória; ar residual; quantidade máxima/mínima) em diferentes graus de aprendizagem; (3) Verificar se existem diferenças significativas na quantidade de ar utilizada comparativamente à qualidade do som produzido (som rico em harmónicos) com a utilização de exercícios respiratórios regulares e; (4) Propor exercícios respiratórios, delimitados num guia de estudo respiratório, transversais aos diversos graus de aprendizagem. Para a avaliação da Intervenção Pedagógica foram efetuadas gravações e análise de sons isolados dos diversos instrumentistas da classe de Trompa, bem como medições de capacidades pulmonares com o auxílio de um espirómetro num período pré e pós-introdução dos diversos exercícios respiratórios diários. Os dados recolhidos demonstram um aumento da capacidade pulmonar e da qualidade do som produzido na pós-intervenção.por
dc.description.abstractThis report is prepared under the Professional Internship in Master of Music Education at the University of Minho and reflects the Educational Intervention during the school year 2015/2016 in the Academy of Vilar do Paraíso in the Recruitment Groups M20 – Horn and M32 – Sets vocals and/or instrumental; Orchestra; Chamber music; Choir; Set class. The Pedagogical intervention had as its object the optimization of breathing with the aid of practical physical exercises and calls to contribute to the definition of a more effective method and more productive breathing in the Instrumental practice. In this context, the aim was, in particular: (1) quantify the lung capacity of Wind instrumentalists, including horn players in training at the beginning and end of the school year; (2) Compare lung capacity (inspiratory/expiratory capacity, residual air, maximum/minimum amount) at different levels of learning; (3) Check whether there are significant differences in the amount of air used compared to the quality of the sound produced (sound rich in harmonics) with the use of regular breathing exercises and; (4) Propose breathing exercises, enclosed in a respiratory study guide, cross the varying degrees of learning. For the evaluation of Educational Intervention, were made different recordings and analysis of individual sounds of different instrumentalists in the Horn class, as well as measurements of lung capacity with the aid of a spirometer in a pre- and post-introduction of several daily breathing exercises. The collected data show an increase in lung capacity and quality of the sound produced in the post-intervention.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTrompapor
dc.subjectRespiraçãopor
dc.subjectExercícios respiratóriospor
dc.subjectEspirometriapor
dc.subjectSompor
dc.subjectHornpor
dc.subjectBreathingpor
dc.subjectBreathing exercisespor
dc.subjectSpirometrypor
dc.subjectSoundpor
dc.titleA otimização da respiração na aprendizagem da trompa no ensino especializado de músicapor
dc.title.alternativeThe optimization of breathing in learning the French horn in the specialized teaching of musicpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201624141por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipe Luís Bernardo.pdf2,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID