Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45179
Título: | O papel da exemplificação instrumental pelo professor nas aulas de oboé |
Outro(s) título(s): | The role of instrumental demonstration by the teacher in oboe classes |
Autor(es): | Alves, Luís Filipe Carneiro Gomes |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Exemplificação Instrumental Ensino de Oboé Aprendizagem Musica Modelação Imitação Instrumental Demonstration Oboe Lessons Music Learning Modeling Imitation |
Data: | 3-Jan-2017 |
Resumo(s): | O presente relatório dimana do Estágio Profissional realizado no Conservatório de Música Calouste
Gulbenkian de Braga, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, e explana a
conceção, o desenvolvimento e a avaliação do Plano de Intervenção, implementado ao longo do ano letivo
2015/2016. A nível empírico verifica-se que a exemplificação instrumental é amplamente utilizada pelos
professores de instrumento e exibe elevado estatuto face a outras estratégias didáticas utilizadas no ensino
especializado de música. Todavia, poucos estudos exploram a sua aplicação e o seu papel concreto na
aprendizagem de um instrumento musical. Assim, a estruturação deste projeto de intervenção e investigação pretendeu verificar o potencial didático da exemplificação instrumental pelo professor nas aulas de Oboé, tendo em conta variáveis como: graus de ensino, repertório e conteúdos programáticos. Neste sentido, foi realizada uma investigação-ação envolvendo alunos do 1º e 2º ciclos e do Ensino Secundário. Os dados obtidos foram recolhidos através dos registos de observação, narrativas profissionais e de aprendizagem, focus group e inquérito por questionário. A partir dos resultados obtidos conclui-se que a exemplificação instrumental é uma estratégia didática eficiente e transversal a todos os graus de ensino implicados no estudo, ainda que se tenha constatado a necessidade de utilização mais frequente e de mais tipos de exemplificação em graus mais avançados, sobretudo nos “estudos” e “peças”, uma vez que nos graus iniciais há, por tradição, maior preocupação com a leitura e não com o som, o que origina mais explicações verbais. Os elementos-chave desta estratégia parecem estar relacionados com a modelação/imitação e com a motivação. Não obstante, devido à dimensão particular do contexto educativo onde se realizou o estágio e ao número diminuto de intervenientes no estudo, parece importante contextualizar os resultados obtidos e, se possível, aprofundar a investigação realizada através de novos estudos comparativos e longitudinais. The current report describes the conception, development and evaluation of a Pedagogical Intervention Plan implemented at Calouste Gulbenkian Music Conservatory of Braga throughout the Academic Year of 2015-2016 as part of the Practicum of the Master’s degree in Music Education of the University of Minho. From an empirical point of view, teacher’s demonstrations in instrumental lessons enjoy a privileged status as they have been widely adopted in detriment of other strategies in specialized music education. Despite the evident preference for this method, there are very few studies exploring both its clear role and actual implementation in the process of teaching a musical instrument. The awareness of this lack draw, indeed, the need to structure this research and pedagogical project in a way which might check the true potential of the music instrument demonstration by the teacher in Oboe lessons. For this purpose several variables were studied: level of knowledge, repertoire and syllabi. Having this in mind, an action research project took place, involving students of the 1st and 2nd cycles and of the Secondary level. Data has been collected through observation of Pedagogical Practice, learning narratives, professional narratives, focus group, and a questionnaire. The results obtained show that music demonstration in instrumental lessons is an efficient and transversal didactic strategy for students of all levels involved in the project. Despite its effectiveness on all student levels, it became clear that demonstrations are more frequent in more advanced degrees and mostly used in “studies” and “pieces”. This can be easily understood if we consider that in the early stages of music education, the focus usually lies more on reading rather than on sound, which explains a more theoretical or verbal approach by the teacher. The key-elements of this strategy seem to be linked to modeling/imitation as well as to motivation; despite this - and due to both the peculiar dimension of the educational context where the practicum took place and the not so abundant number of participants in the study – further study and interpretation of the results as well as comparative and longitudinal research are needed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45179 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis Filipe Carneiro Gomes Alves.pdf | Relatório de Estágio | 5,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |