Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45036

TítuloAs TIC no Jardim-de-Infância: potencialidades do blogue no desenvolvimento de competências sociais e literácitas
Autor(es)Faria, Ádila
Ramos, Altina
Data6-Nov-2007
Resumo(s)[Excerto] Introdução: A sociedade actual é marcada por aceleradas e profundas transformações científicas, tecnológicas, económicas, políticas, sociais e culturais. Estes avanços científicos e tecnológicos têm de ser considerados desde o Jardim-de-Infância porque as interacções com mundos virtuais e com as ferramentas associadas ao conceito de Web 2.0 são hoje realidades com as quais as crianças interagem e convivem de uma forma perfeitamente natural. A Escola e o Jardim-de-Infância não vivem alheados destes fenómenos e têm vindo a compreender, gradualmente, a importância da apropriação das tecnologias por parte das crianças e a sua integração em contextos educativos. Existem práticas bem sucedidas que comprovam já essa integração em ambiente escolar. Defendemos, por isso, que as novas tecnologias constituem, mais do que uma ferramenta ao serviço do ensino, um poderoso instrumento cultural inserido na prática pedagógica da Educação Pré-Escolar com finalidades sociais autênticas que lhes conferem mais significado (Amante, 2004). Neste contexto, e no âmbito de uma tese de Mestrado em Estudos das Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação, desenvolvemos um Estudo de Caso que incluiu a criação, dinamização e avaliação de um blogue, disponível em Da Janela do meu Jardim. Este rabalho decorreu no ano lectivo de 2006-07 no Jardim-de-Infância de Rio-Côvo, Santa Eulália, Barcelos. [...]
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45036
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID