Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/44356

TítuloZapeando por ELE: una propuesta para el desarrollo de la competéncia sociocultural e intercultural en el aula de ELE
Outro(s) título(s)Uma abordagem didática para o tratamento da competência sociocultural e intercultural no ensino superior de ELE
Autor(es)Aller Carrera, Tamara
Orientador(es)Pazos Justo, Carlos
Palavras-chaveCompetencia sociocultural
Competencia intercultural
Material audiovisual
Neotelevisión
Programas televisivos
Telerrealidad
Competência sociocultural
Competência intercultural
Material audiovisual
Neotelevisão
Programas televisivos
Reality TV
Data2016
Resumo(s)En la presente memoria se aborda como los medios audiovisuales y, más especialmente, los programas televisivos de entretenimiento y telerrealidad se puedan llegar a convertir en las herramientas pedagógicas y fuentes de aprendizaje más fructíferas para desarrollar la competencia sociocultural e intercultural en la enseñanza superior de ELE. Este tipo de material concede la posibilidad de presentar los contenidos socioculturales y las interacciones sociales en una situación de inmersión cultural puesto que, se define por ser material audiovisual producido y dirigido por y para un público nativo. Esta particularidad permite que el alumno pueda visualizar toda clase de acontecimientos, actuaciones y conductas sociales en situaciones reales y contextualizadas. Además, este trabajo pretende presentar una selección actualizada e innovadora de los productos televisivos que más se pueden adecuar a las necesidades educativas del grupo meta y proporcionar una serie de materiales didácticos para contribuir y paliar la falta de material pedagógico específico para el desarrollo de ambas competencias.
Esta tese de mestrado analisa como os meios audiovisuais e, particularmente, os programas televisivos de entretenimento e telerrealidade se podem tornar nas ferramentas pedagógicas e fontes de aprendizagem frutíferas para p desenvolvimento da competência sociocultural e intercultural no ensino superior de ELE. Este tipo de material possibilita a apresentação do conteúdo sociocultural e as interações sociais numa situação de imersão cultural, uma vez que é produzido e dirigido por e para um público nativo. Esta peculiaridade permite que o aluno possa visualizar acontecimentos, condutas e ações em situações reais e contextualizadas. Além disso, este trabalho pretende apresentar uma seleção atualizada e inovadora dos produtos televisivos que mais se podem adaptar às necessidades educativas do grupo alvo e fornecer uma série de materiais educativos para ajudar a mitigar a falta de materiais didáticos específicos para o desenvolvimento de ambas as competências.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44356
AcessoembargoedAccess (3 Years)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tamara Aller Carrera.pdf6,35 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis