Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44316

TítuloUm estudo de caso sobre a gestão da informação e a interação com o público estratégico no contexto de instituições do ensino superior
Outro(s) título(s)A case study on information management and strategic interaction in higher education institutions
Autor(es)Gonçalves, Ana Maria
Orientador(es)Dias, Idalete
Palavras-chaveInstituições de ensino superior
Gestão de comunicação e informação
Planeamento estratégico
Marketing estratégico
Internacionalização
Higher education institutions
Communication and information management
Strategic planning;
Strategic marketing
Internationalization
Data2015
Resumo(s)O presente estudo centra-se na abordagem dos conceitos de análise estratégica, planeamento estratégico e gestão estratégica da comunicação e informação no contexto das Instituições de Ensino Superior. Para tal, procede-se, no capítulo I, a uma breve descrição dos desafios e exigências que se colocam às Instituições de Ensino Superior, com especial atenção para os fatores relevantes na implementação de um plano estratégico de marketing. O Capítulo II fornece orientações práticas, com base nos conceitos acima, para a elaboração e operacionalização de um plano estratégico. O Capítulo III consiste em uma reflexão sobre a comunicação interna enquanto estratégia que tem como objetivo aumentar o compromisso dos vários públicos internos para com a instituição e a sua missão. O Capítulo IV aborda o tema da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior, fornecendo orientações práticas para o planeamento e a gestão estratégica de programas de cooperação internacional, como Programas de Dupla Titulação. São ainda analisadas as dificuldades e os desafios associados ao Estatuto do Estudante Internacional.
The present study focuses on the concepts of strategic analysis, strategic planning and strategic management of communication and knowledge in the context of Higher Education Institutions. It begins with a brief description of the challenges facing Higher Education Institutions, with a special focus on the factors that influence the implementation of a strategic marketing plan. The second chapter provides a set of practical recommendations for the elaboration and operationalization of a strategic plan. The third chapter presents strategic internal communication as an instrument that can be used to increase the commitment of the personnel and students to the institution and it s mission. The fourth chapter focuses on the internationalization of Higher Education Institutions and provides practical guidelines for strategic planning and management of international cooperation programs, such as Double Degree Programs. The problems and challenges associated with the International Student Statute are also discussed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44316
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Maria Gonçalves.pdf
Acesso restrito!
9,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID