Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44021

TítuloRelatório final [do projeto] "Narrativas Identitárias e Memória Social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais"
Autor(es)Cabecinhas, Rosa
Palavras-chaveLusofonia
Narrativas
Identidade
Comunicação
Data2016
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Resumo(s)O projeto de investigação “Narrativas Identitárias e Memória Social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais”, sediado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS, Universidade do Minho, Portugal), foi desenvolvido em parceria com o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA, Portugal), o Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (NICPRI, Portugal) e o Centro de Estudos Africanos (CEA, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique). O projeto contou com a colaboração de investigadores dos diversos países de língua oficial portuguesa. O nosso objetivo consistiu em dar continuidade e aprofundar algumas linhas de investigação transversais às que foram desenvolvidas previamente por diversos membros da equipa sobre narrativas identitárias, memória social e comunicação intercultural. Do ponto de vista conceptual, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de um modelo teórico integrativo sobre o significado das identidades transnacionais, tendo a Lusofonia como estudo de caso. Mais concretamente, o projeto teve como objetivo geral examinar as formas como as identidades ‘lusófonas’ são (re)construídas no ciberespaço e na comunicação interpessoal quotidiana entre falantes de língua portuguesa. A globalização, nomeadamente no que diz respeito aos avanços das tecnologias da informação e comunicação e à intensificação dos fluxos migratórios, tem um papel central neste estudo, que procura identificar: os vários significados da lusofonia; como estes significados são moldados pelas diversas pertenças sociais (em termos de nacionalidade, etnicidade, género, geração, etc.); e como influenciam e são influenciadas pela experiência de diáspora. A grande dispersão geográfica do espaço ‘lusófono’ tem dificultado a realização de estudos sistemáticos sobre a forma como esta ‘comunidade imaginada’ se define e é definida, tendo como ponto de ancoragem as diferentes ‘comunidades nacionais’ que a compõem. Estudar os significados da ‘lusofonia’ afigura-se assim como uma oportunidade de ‘dar voz’ a grupos tradicionalmente silenciados e auscultar as várias ‘versões’ da história que liga estes diferentes países. Resumindo, este projeto teve como objetivo principal perceber e discutir as representações sociais que enformam o quotidiano das pessoas que vivem e se cruzam em diversos contextos lusófonos e as suas narrativas.
TipoRelatório
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44021
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Relatórios / Reports

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatorio-final-NIMS.pdf317,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID