Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43981

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPacheco, Antóniopor
dc.contributor.authorSilva, Marcela Catarina Vieirapor
dc.date.accessioned2016-12-29T10:15:28Z-
dc.date.available2016-12-29T10:15:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43981-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A Música no Jardim de Infância e na Creche como Elemento de Aproximação Intergeracional, é o título do projeto de intervenção pedagógica, que foi criado e desenvolvido após uma observação dos interesses das crianças de ambas as valências, Pré-Escolar e Creche, onde foi notório o interesse pela música. Com a implementação deste projeto pretendi que fossem desenvolvidas relações com os idosos da instituição (Centro Social de Caldas das Taipas), utilizando a música como elemento de aproximação, onde se pretendia a partilha de experiências e conhecimentos entre os dois grupos geracionais. Avaliar o papel da música nas relações intergeracionais, aproximar crianças e idosos através da música, detectando pontos de interesse comuns, promover a convivência intergeracional e a integração entre crianças e idosos, estimular a partilha entre grupos intergeracionais e sensibilizar as crianças para a música, foram os objetivos a que me grupos alcançar com este projeto. No que respeita à metodologia de investigação, o trabalho desenvolvido aproximou-se da Investigação- Ação, na medida em que, eu como investigadora, estive envolvida ativamente na investigação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados no decorrer do projeto/investigação foram: a observação, registo fotográfico e vídeo e a entrevista. Quanto aos resultados obtidos, foi possível aproximar crianças e idosos, ambos os grupos ficaram a conhecer um pouco mais da sua cultura. Confirmou-se, ainda, existirem pontos de interesses comuns proporcionados através da música, tais como o gosto de ouvir música, cantar e dançar, assim como a partilha de momentos de diversão. Durante o projeto, ambos os grupos intergeracionais mostraram-se participativos, entusiasmados, motivados e envolvidos nas diferentes atividades, demonstrando interesse na proposta de trabalho. Assim, a música possibilitou o despertar de novas relações imbuídas de afetos, sentimentos e carinhos promovendo a socialização entre os grupos.por
dc.description.abstractThis report was developed in the context of the Supervised Teaching Practice curricular unit, integrated in the curriculum of the Master's Degree in Preschool Education, of the Institute of education, University of Minho. The music in the kindergarten and preschool as part of Intergenerational Approach is the title of the educational intervention project, which was created and developed after an observation of the interests of the children of both pedagogical spaces, preschool and day care center, where the interest in music was perceived. With the implementation of this project I intended to develop relationships with the elderly of the institution (Social Centre of Caldas das Taipas), using music as an element of approximation, where it was envisioned the sharing of experiences and knowledge between the two generational groups. Evaluating the role of music in intergenerational relations, approximating children and the elderly through music by detecting common points of interest, promoting intergenerational coexistence and integration among children and the elderly, encouraging sharing between intergenerational groups and sensitizing children to the music were the objectives to reach groups with this project. Concerning the research methodology, the work based on the approach Action- Research, to the extent that I, as an investigator, was actively involved in the investigation. The data collection instruments used during the investigation project were: observation, photographic and video recordings and interview. As far as the results obtained, it was possible to approach children and the elderly; both groups got to learn a little more about their culture. It was also confirmed the existence of common points of interests provided through music, such as the enjoyment of listening to music, singing and dancing, as well as the sharing of moments of fun. During the project, both intergenerational groups were enthusiastic, motivated and participative, involved in different activities, showing interest in the job offer. Thus, the music made possible the awakening of new relationships imbued with emotions, feelings and affection promoting socialization between the groups.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica e geraçõespor
dc.subjectIntergeracionalidadepor
dc.subjectEducação de infânciapor
dc.subjectMusic and generationspor
dc.subjectIntergenerationalitypor
dc.subjectChildhood educationpor
dc.titleA música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracionalpor
dc.title.alternativeThe music in the kindergarten and preschool as part of intergenerational approachpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201339137por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marcela Catarina Vieira Silva.pdf2,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID