Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43640

TitleAssociações entre o índice de massa corporal e as categorias de Bullying em crianças
Other titlesAssociations between body mass index and the categories of bullying among children
Author(s)Duarte, Cláudio Domingos Gomes
Advisor(s)Lopes, Luís Carlos Oliveira
Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsEducação física
Estágio
Bullying
Índice de Massa Corporal (IMC)
Obesidade
Escola
Crianças
Physical education
Internship
Body Mass Index (BMI)
Obesity
School
Children
Issue date2016
Abstract(s)O presente documento procura evidenciar uma descrição, análise e reflexão acerca das atividades desenvolvidas e aprendizagens ocorridas ao longo do meu estágio. Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos, em que o primeiro corresponde ao enquadramento contextual da Prática de Ensino Supervisionada, que se apresenta com um enquadramento pessoal que aborda as expetativas iniciais e um enquadramento institucional que carateriza o meio, a escola e a turma em que o professor está inserido. Já o segundo capítulo corresponde ao enquadramento pedagógico e engloba três áreas. A primeira área diz respeito à intervenção pedagógica no processo de ensino e aprendizagem e abarca a conceção, planeamento, realização e avaliação do ensino, enquanto a segunda área aborda o envolvimento do professor estagiário com a comunidade escolar. Em ambas as áreas são descritas todas as dificuldades inerentes a cada processo ou atividade desenvolvida, bem como as suas estratégias de resolução. Por último, a terceira área refere-se à formação e investigação educacional, isto é, ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo do ano de estágio, apresentando a relação entre o índice de massa corporal (IMC) e as categorias de bullying em crianças. O estudo tem como objetivo analisar as associações entre as categorias de bullying e a composição corporal em crianças, identificar e caraterizar a investigação desenvolvida nos últimos anos, acerca do bullying e do IMC e analisar e discutir as possíveis relações entre as categorias de bullying e o IMC. Os dados fazem parte do “Bracara Study”, um estudo de caráter transversal desenvolvido em crianças do 4.º ano de escolaridade, oriundos de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico localizadas na zona de Braga. A amostra foi constituída por 546 alunos, dos quais 267 são raparigas (48,9%) e 279 são rapazes (51,1%), com idades entre os 9 e 12 anos. Os resultados obtidos no estudo indicam que não se verificaram relações estatisticamente significativas entre as variáveis IMC e as categorias relacionadas com o bullying. Para finalizar o documento, são apresentadas as considerações finais, onde é efetuada uma reflexão sobre o estágio e a importância deste para o futuro.
The present document aims to evidence a description and analysis of the developed activities, past learning experiences and the entire Supervised Teaching Practice's course. This report divides itself into two chapters, wherein the first one corresponds to the Supervised Teaching Practice's contextual framework, which presents itself with a personal framework, approaching the initial expectations, and an institutional framework, featuring the teacher's surroundings and describing the intervention class. The second chapter corresponds to the pedagogical framework and includes three fields. The first one is related to the pedagogical intervention in teaching process and learning, and embraces the teaching's conception, planning, execution and evaluation, whereas the second one approaches the trainee teacher's involvement with the school community. Both fields describe all the inherent difficulties in each process or developed activity, as well as their resolution strategies. Last but certainly not least, the third field refers to the formation and educational research, in other words, the developed research work over the traineeship's year, presenting the relation between body mass index (BMI) and children bullying categories. The study's objectives are to analyze the relation between the bullying categories and BMI among kids, to identify and characterize the developed investigation, in the last years, about bullying and body mass index (BMI) and to analyze and discuss the possible connection between bullying categories and BMI. The data belong to "Bracara Study", a developed crosssectional study in matriculated children of the fourth grade in school, from Braga primary schools. The sample has 545 students, which 267 (48,9%) are girls and 279 (51,1%) are boys (between 9 and 12 years old). The results obtained from the report indicate that there were no statistically significant relations between the variables BMI and bullying categories. To end the document, the final considerations are presented, where is made a reflexion about the internship to the future.
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43640
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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