Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43468

TitleAs canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
Other titlesNursery songs in a Kindergarten and in a day care center: a nursery song, the enchanted child
Author(s)Castro, Maria de Fátima Martins de
Advisor(s)Pacheco, António
KeywordsMúsica
Canções mimadas
Jardim de infância
Creche
Music
Nursery songs
Kindergarten
Nursery
Issue date2016
Abstract(s)O presente relatório de estágio apresenta o projeto de intervenção pedagógica resultado da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar implementado nas valências de Jardim de Infância e de Creche. O tema do projeto intitula-se As Canções de Mimar no Jardim de Infância e na Creche: Canção Mimada, Criança Encantada que emergiu após as observações realizadas tendo em especial atenção os interesses dos grupos de crianças de cada contexto onde foi suficientemente percetível o entusiasmo pela música, mais concretamente, cantar canções. Assim, na abordagem deste tema pretendi envolver ao máximo a participação das crianças de ambos os contextos de modo a cativá-las, motivá-las e a entusiasma-las na realização das atividades. No que concerne às metodologias que apoiaram a concretização deste projeto designam-se uma por metodologia de investigação onde o meu trabalho se aproximou de uma investigação-ação e a outra, metodologia de ensino, onde foi baseada no modelo curricular High/Scope. Os instrumentos de recolha de dados foram: observação, notas de campo e registos fotográficos. Em referência aos dados obtidos constatou-se que os objetivos foram conseguidos, uma vez que ao longo da implementação do projeto as crianças demonstraram-se motivadas, empenhadas, participativas e acima de tudo, encantadas, o que revela interesse e contentamento no decorrer do mesmo. Para além disso, permitiu às crianças adquirir novos conhecimentos e ampliar também conhecimentos sobre a música, através das canções de mimar exploradas.
The following internship report carried out in a Kindergarten and a day care centre, for my Masters in Pre-school Education shows the pedagogical method in the Practice of Supervised Education. The theme of the project entitled by Nursery Songs in a Kindergarten and a day care centre: A Nursery Song, The Enchanted Child had come to mind after the observations that were made by the group of children where there were a sufficient enthusiasm for music, more specifically, singing songs and according to their interests on such. On the approach of this method I intended to gather round as many children from both places in order to captivate and motivate them during their activities. According to the methods that helped this project, one was a method of investigation more considered as action-investigation and the other method of study was based on the model High/Scope. The collection of data used as well was: observation, notes on the field, and photographic records. In reference to the data collected I stated that my goals were reached, seeming that throughout the project the children showed motivated, engaged, participatory and above all enchanted, revealing interest and contentment. Furthermore, it allowed the children to acquire new Knowledge and amplify as well their knowledge on music, through songs that were played.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43468
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria de Fátima Martins de Castro.pdf
  Restricted access
5,79 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!
Anexos.zip
  Restricted access
3,27 MBUnknownView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID