Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43371

TítuloA edição de vídeo na resolução de Threshold Concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis
Autor(es)Magalhães, Celestino
Lencastre, José Alberto
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveEdição de vídeo
Threshold Concepts
Tecnologias móveis
Mobile Learning
DataMai-2016
EditoraUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)
CitaçãoMagalhães, C., Lencastre, J. A., & Coutinho, C. (2016). A edição de vídeo na resolução de Threshold Concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis. In Carvalho, A.A.A., Cruz, S., Marques, C. G., Moura, A., Santos, M. I., & Zagalo, N. (2016) (orgs). Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 665-672). Coimbra: Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE.
Resumo(s)Este texto é uma proposta de investigação que visa a compreensão de Threshold Concepts nas Ciências através de atividades de edição de vídeo realizadas pelos alunos com dispositivos móveis. Um Threshold Concept é um conceito complexo que se o aluno não o compreende impede-o de progredir na aprendizagem. Pelo contrário, quando compreendido fornece uma nova maneira de pensar sobre o tema. Com a ajuda da ferramenta Web – o CLIPIT - serão identificados os Threshold Concepts e criada uma paleta pedagógica. Esta paleta pedagógica servirá de base para a criação de um guião e, posteriormente, para a edição dos vídeos por parte dos alunos com os seus dispositivos móveis, por serem uma tecnologia amigável e comum no dia a dia, por serem dispositivos reconhecidos como objetos de aprendizagem devido aos vários recursos disponíveis e agregados num único dispositivo. Com esta perspetiva os alunos conseguem ter uma melhor compreensão sobre o Threshold Concept estudado. O estudo segue uma metodologia de Development Research que combina métodos quantitativos e qualitativos de recolha dos dados. Ambicionamos ajudar os alunos a ultrapassar as dificuldades de compreensão dos Threshold Concepts enriquecendo o estado da arte sobre esta temática.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43371
ISBN978-972-95595-9-4
Versão da editoraThe original publication is available at http://hdl.handle.net/10316/31171
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2016_Atas_3_EJML_Simposio_Doutoral_CELESTINO.pdf472,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID