Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43323
Título: | Fotografia: um novo olhar do mundo: um estudo em uma Escola de Ensino Fundamental em São Francisco de Paula |
Autor(es): | Dartora, Denise Elvira Araujo |
Orientador(es): | Osório, António José Accorsi, Ana Maria |
Palavras-chave: | Tecnologia educativa Indisciplina Fotografia Educational technology Indiscipline Photography |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente trabalho apresenta o resultado da proposta indisciplina de comportamento de
uma turma de vinte e quatro alunos do 8º ano da pesquisa sobre a utilização da
tecnologia da fotografia como recurso tecnológico na intervenção da em uma Escola
Municipal de Ensino Fundamental de no município de São Francisco de Paula, no estado
do Rio Grande do Sul.
O propósito do projeto pretendeu estimular os interesses na aprendizagem
interdisciplinar dos estudantes desse ano através da fotografia. O objetivo geral é,
portanto, analisar de que forma a utilização da fotografia como material pedagógico
pode contribuir na redução da indisciplina escolar quando aplicada em processos de
ensino e aprendizagem. Antes da aplicação prática do projeto, foi aplicado um
questionário junto aos alunos, gestora e professores, tentando verificar as crenças dos
mesmos sobre o nível de indisciplina na escola e as formas que o estabelecimento está
usando para minimizá-la. A aplicação prática teve como intenção levar os estudantes a
tirarem fotos com seus aparelhos celulares que mostrassem suas diferentes visões de
mundo; selecionassem as que gostariam de expor e promovessem uma exposição de
fotos na escola.
Como resultado deste trabalho, encontrou-se evidências de desenvolvimento de
autonomia, motivação e cooperação e, ainda, verificou-se que a fotografia, como
recurso tecnológico na sala de aula, auxiliou no desenvolvimento de novos interesses
dos alunos do 8º ano. This paper presents the results of the proposed research on the use of such technological feature photography technology in the intervention of the behavior of indiscipline in a class of twenty-four students from the 8th year in a Municipal Elementary School in the municipality of San Francisco Paula, in the state of Rio Grande do Sul. The purpose of the project intended to stimulate interest in interdisciplinary student learning this year through photography. The overall objective is therefore to examine how the use of photography as teaching materials can contribute to the reduction of school indiscipline when applied to teaching and learning processes. Before the practical implementation of the project, a questionnaire was administered to the students, management and teachers trying to verify the beliefs of each other on the level of indiscipline in school and the ways that the establishment is using to minimize it. The practical application was intended to lead students to take pictures with their cell phones that showed their different worldviews, selecionassem those who would like to exhibit and promoted an exhibition of photos at school. As a result of this work it was found evidence of development of autonomy, motivation and cooperation, and also found that photography as a technological resource in the classroom helped develop new interests of 8th graders. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43323 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Denise Elvira Araujo Dartora.pdf | 5,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |