Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43065

TítuloPercursos da avaliação na educação superior brasileira. Estudo de caso em uma instituição privada de ensino superior
Autor(es)Cecilio, Tânia Cristina Bassani
Orientador(es)Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chavePolíticas educacionais
SINAES
Avaliação institucional
Avaliação formativa
Educational policies
Institutional evaluation
Formative evaluation
Data11-Jul-2016
Resumo(s)Este trabalho tem como objeto central analisar os limites e os avanços do processo de avaliação institucional de uma organização privada de educação superior. Abrangendo o período de 1993 a 2014, a pesquisa busca identificar e analisar alguns dos impactos do processo de avaliação institucional no Brasil, em cursos universitários presenciais. Tendo a experiência das Faculdades Network como eixo central para o estudo de caso realizado, a pesquisa faz algumas críticas ao modelo de avaliação institucional em vigor e, ao mesmo tempo, pretende apresentar possíveis alternativas para a consolidação de uma avaliação institucional formativa. A avaliação passou a ocupar um lugar de destaque nas Políticas Públicas Educacionais implementadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), sendo o exemplo mais recente disso o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – (SINAES). Para responder às demandas governamentais, as instituições de ensino superior acabam investindo muito tempo preparando-se para as inúmeras avaliações impostas: institucional, externa, de cursos, dos alunos, sem esquecer das avaliações aplicadas ao ensino. A pesquisa busca ainda suscitar uma reflexão que permita subsidiar a consolidação de políticas educacionais em consonância com a Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, resgatando a memória dos processos de avaliação construídos pela comunidade acadêmica como forma de se garantir os avanços conquistados. O estudo de caso é desenvolvido a partir da análise de documentos arquivados nas Faculdades Network e da aplicação de questionários aos docentes, aos alunos e ao corpo administrativo dessa instituição de ensino. Como resultado do processo de pesquisa da tese compreende-se ser imperioso promover modificações e corrigir distorções no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Entende-se como sendo importante que a avaliação recupere as dimensões política e pedagógica, que deve estar fundamentada em uma perspectiva formativa e emancipatória, a serviço, sobretudo, da consolidação de um projeto de nação e do fortalecimento da própria cidadania. Defende-se ainda que o processo de avaliação institucional deve contemplar uma forte dimensão formativa, mas para isso é fundamental que os instrumentos sejam construídos a partir de um amplo processo democrático, a envolver a plena participação de toda a comunidade acadêmica. É preciso que a avaliação seja realizada de maneira a respeitar a autonomia e as peculiaridades de cada instituição de ensino superior. Neste ponto, o rankeamento, decorrente do atual processo de avaliação institucional, apenas evidencia o grande equívoco de todo o sistema, comparando, equiparando e nivelando instituições com realidades e contextos diversos. Não é possível se promover e implementar uma avaliação institucional formativa mediante imposições regulatórias e autoritárias, comprometidas muito mais com as demandas do mercado global do que com a construção de uma educação democrática e cidadã. Mais do que um mero instrumento de gestão, a avaliação institucional deve ser concebida como um fundamental recurso político-pedagógico, a serviço da consolidação de uma Instituição de Ensino Superior plenamente comprometida com uma formação criativa, ética e libertadora.
This doctoral work has as its main objective to analyze the limits and advances of the institutional evaluation process developed within the higher education in Brazil.Covering the period between 1993 and 2014, the research seeks to identify and analyze the impacts of the institutional evaluation process in Brazil, in university classroom courses. Having the experience of Network Colleges as a case study, the research aims to present ways to consolidate a developmental evaluation. Evaluation came to occupy a prominent place in the Educational Public Policies implemented by the Ministry of Education and Culture (MEC) through the National Higher Education Evaluation System - (SINAES). To respond to governmental demands, higher education institutions end up investing a lot of time evaluating and preparing for the numerous imposed ratings: institutional evaluation, external evaluation, courses evaluation, student assessment, not to mention the assessments applied to education. The research also seeks to raise some reflection in order to support the consolidation of educational policies in line with the spirit of Law 10.861 of April 14, 2004, rescuing the memory of the evaluation procedures constructed by the academic community as a way to ensure the achieved advances.The conducted case study was developed in the period 1993-2014, from the analysis of documents filed in Colleges Network and the use of questionnaires to teachers, students and administrative staff of that institution. As a result of this thesis research process, we understand the need to promote changes and correct distortions in the National Higher Education Assessment System (SINAES). It is understood to be highly important to recover the political and pedagogical dimensions in the evaluation process. Evaluation must be based on a developmental and emancipatory perspective, especially aimed to the consolidation of a national project and the strengthening of citizenshiphe institutional evaluation process must include a strong developmental dimension, but for this to happen it is essential that the assessment instruments are constructed from a broad democratic process, involving the full participation of all the academic community. Evaluation must be conducted in a way that respects the autonomy and the peculiarities of each higher education institution. At this point, the rating, due to the current institutional evaluation process, only highlights the great misunderstanding of the whole system by comparing, equating and leveling institutions with different realities and contexts. It is not possible to promote and implement a developmental and emancipatory institutional evaluation through regulatory and authoritarian impositions, much more committed to the demands of the global market than to the construction of a democratic education. More than a mere management instrument, institutional evaluation should be designed as a key political and pedagogical resource in service of the consolidation of a higher education institution fully focused and committed to a creative ethical and liberating education.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialização em Política Educativa).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43065
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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